domingo, 19 de dezembro de 2010

Relatório de Estágio-16-12-2010/17-12-2010

Para estes dois últimos dias de estágio deste ano lectivo não podia deixar de chegar a horas ao infantário. Pelas 9:30 já estava presente na instituição.
Pela primeira vez desde a iniciação do meu estágio levei uma pequena actividade ligada ao natal para as crianças da sala dos “Marotos”, já que estamos nesta época natalícia.
Esta pequena actividade consistiu basicamente em decorar a árvore de natal com bolinhas de cartolinas de várias cores. Com esta actividade pude adquirir várias aprendizagens como estagiária. A meu ver correu muito bem apesar de tentarem sempre comer as bolinhas.
Para além da minha actividade a educadora também preparou outra, fazer um desenho com os marcadores nos embrulhos para as prendas de natal aos pais, da qual gostei muito.
Por volta do 12.00h começamos por dar de comer a todas as crianças. Em seguida veio as mudanças das fraldas. Com esta tarefa finalizada deitamo-las todas nas suas respectivas caminhas.
Durante a sesta fiquei na sala com as crianças mais a auxiliar, que depois teve de se retirar da sala pelo choro intenso da criança com deficiência visual, ficando eu sozinha na sala.
Pelas 15:00h a educadora já tivera chagado, o que foi bastante útil pois pode ajudar a auxiliar com a criança com deficiência visual.
Quase perto das 16:00h as crianças começaram por despertar.
Após a sesta lancharam e fez se a novamente as mudanças das fraldas. Depois desta ficaram na sala a brincar, cantar e.t.c até os pais irem chegando.


E foi assim mais um dia de estágio!!!

sábado, 11 de dezembro de 2010

Relatório de Estágio-10-12-2010

Infelizmente nesta nova semana de estágio só pude estagiar á sexta-feira, pois no dia anterior fui a uma visita de estudo em Lisboa. Visita esta que contribuiu para novas aprendizagens.
Quando cheguei ao infantário e dirigi-me para a sala dos “Marotos” cumprimentei a auxiliar e as crianças. Estes estavam bastante entretidos a brincar.
Pouco tempo depois chegou a outra auxiliar e a criança com deficiência visual. Este mais uma vez esteve a ser estimulado pela terapeuta enquanto esteve sentado num dos seus bancos adaptado aos seus problemas, comportando-se muito bem o que nos causou grande alegria, visto que ele detesta.
Já que as crianças não puderam ir para o exterior devido às más condições climatéricas ficam na sala a brincar, a cantar, a dançar e até a jogar á bola comigo.
Quando chegou a hora do almoço sentei-os e coloquei-os os babetes. De seguida começamos por dá-los o comer. Após o almoço esperamos cerca de 5 minutos e começamos a mudança das fraldas. Quando esta tarefa já estava terminada foram todos para as suas respectivas caminhas fazer a sesta.
Por volta das três e tal já estavam de pé preparadíssimo para o lanche. Durante esta estive a ajudar a dar o lanche. Depois voltou-se a fazer a mudança das fraldas.
Quando tudo já estava limpinho brincaram na sala até os pais chegarem.



E foi assim mais um dia de estágio!!

domingo, 5 de dezembro de 2010

Relatório de Estágio-02-12-2010/03-12-2010

Este novo dia de estágio não fugiu muito da rotina habitual
Mais uma vez entrei às 9:30 para o infantário.
Logo de manhãzinha quando dirigi-me para a sala pude notar que faltava para além da criança com deficiência visual uma das outras crianças, que mais tarde vim saber que era por razões de saúde.
Também fui logo contemplada com a chegada da nova criança na sala dos “Marotos”.
Passado minutos da minha chegada chegou a educadora Fátinha e logo a seguir a criança com deficiência visual. Este também estava adoentado.
Entretanto foi chegando mais uma das novas crianças. Esta por ser a sua primeira vez a estar num infantário não se adaptou bem, o que é perfeitamente normal.
Pouco antes da hora habitual do almoço levamos as crianças para o exterior brincar um pouco na companhia das crianças das outras salas.
Quando chegou a hora do almoço levamo-las novamente para a sala almoçar. Depois desta fez-se a mudança das fraldas. De seguida colocamo-los todos nas suas respectivas caminhas.
Mais uma vez estive a auxiliar durante a sesta.
Por volta das três horas e poucas as crianças começaram a desperta-se.
Quando estas já estavam todas de pé arrumamos a sala e demos-lhas o lanche.
Após esta seguiu-se novamente as mudanças das fraldas. Quando esta tarefa ficou concluída ficaram todos na sala a brincar até os pais chegarem.


E foi assim mais um dia de estágio!

sábado, 27 de novembro de 2010

Relatório de Estágio-25-11-2010/26-11-2010

Neste mais dois dias de estágio dei entrada no infantário às 9:30.
Logo de manhãzinha eu e a auxiliar estivemos a cantar diversas músicas infantis com as crianças, o que foi bastante engraçado, pois algumas delas já o sabem cantar.
Minutos depois após a chegada da educadora Fátinha realizamos uma pequena actividade com as crianças. Esta actividade consistiu em desenhos simples com lápis de cor de muitas cores.
Devido às más condições climatéricas não foi possível os bebés irem para o exterior, o que acontece sempre antes da hora do almoço. Quando chegou o momento desta, pude contribuir nessa pequena tarefa auxiliando a educadora e as auxiliares a alimentarem as crianças.
Depois do almoço seguiu-se a mudança das fraldas. De seguida foram todos para as suas caminhas fazer oh oh.
Tal como aconteceu na semana passada nestes dois dias de estágio também estive na sala dos “ Marotos” durante a sesta com o intuito de ajudar a auxiliar com as crianças caso ela assim o necessitasse.
Pouco antes das três horas e meia da tarde as crianças já estavam de pé prontinho para o lanche, onde mais uma vez tive como função ajudar.
Depois do lanche fez-se novamente a mudança das fraldas. Após isso ficaram todos na sala a brincar ate os pais chegarem.

domingo, 21 de novembro de 2010

Relatório de Estágio-18-11-2010/19-11-2010

Nesta quinta feira cheguei um pouco atrasada á instituição, contudo cumpri as seis horas estipuladas de estágio.
Já na sexta-feira cheguei exactamente na hora certa às 9:30.
Durante a manhãzinha estive na sala com as crianças e a auxiliar.
Pouco tempo da minha chegada chegou a educadora.
Normalmente um pouco antes da hora do almoço as crianças dirigem-se para o exterior socializar um pouco com as crianças das outras salas, mas desta vez isto não foi possível devido às más condições climatéricas, ficando assim todos na sala.
Chegado o momento do almoço colocamo-los os babetes e demo-los os almoços.
Depois do almoço fez-se as mudanças das fraldas. De seguida foram todos para a cama.
Neste dia de estágio pude viver uma experiencia nova, pois pela primeira vez estive na sala durante a sesta a pedido da minha educadora.
Pouco antes das três e meia as crianças foram acordando. Quando já estava tudo de pé sentamo-los e colocamo-los os babetes para lancharem.
Aqui mais uma vez não estive a ajudar, uma vez que estive a auxiliar com a criança com deficiência visual.
Depois do lanche voltou-se a fazer as mudanças das fraldas.
Passados alguns minutos os pais foram chegando e levando as crianças para casa.



E foi assim mais um dia de estágio.

domingo, 14 de novembro de 2010

Coisa de Criança - Vitor & Vitória

Relatório de Estágio-11-11-2010/12-11-2010

Para este novo dia de estágio tive o cuidado de não chegar atrasada ao local de estágio. Por volta das 9:25 já tinha dado entrada na instituição acompanhada por uma das minhas colegas de estágio.
Durante o período da manha estive na sala com a auxiliar e as crianças. Estas estiveram a brincar o tempo todo, com a excepção de uma delas que esteve a fazer a sua sesta matinal.
Ainda no período da manha depois da chegada da educadora, veio a mãe do bebé com deficiência visual acompanhada pela terapeuta da fala e suas auxiliares. O objectivo era conhecerem a rotina do bebé, como se comportava durante o período no infantário, o que era possível melhorar entre outras coisas.
Antes da hora do almoço levei as mais crescidas para o exterior brincar um pouco na companhia dos outros meninos das outras salas.
Quando finalmente chegou a hora do almoço levei-as para a sala, mas antes levei-as ao WC lavar as mãozinhas.
Durante o almoço ajudei a dar de comer a algumas crianças. Depois desta fez-se as mudanças das fraldas.
Após isto foram todos para as suas caminhas, onde estivemos a adormece-los.
Por volta das três horas e meia dirigi-me para a sala para ajudar a dar os lanches. Embora não tenha sido necessário, pois estive com o bebé com deficiência visual no colo para na chorar a pedido da auxiliar. Depois do lanche mudaram-se novamente as fraldas.
Depois desta ficaram na sala a brincar.
Entretanto alguns pais iam chegando.
Perto das cinco horas foram para o exterior até os pais chegarem.




E foi assim mais um dia de estágio!

domingo, 7 de novembro de 2010

Relatório de Estágio-04-11-2010



Neste mais um dia de estágio cheguei por volta das 9:25 á instituição.
No momento em que entrei na sala e cumprimentei a auxiliar observei que esta tinha um bebé no seu colo, bebé este que não conhecera. Era o novo membro da sala.
De manhãzinha estive a ajudar a auxiliar a embalar alguns dos bebés nas espreguiçadeiras, pois como são aqueles que acordam mais cedo sentem necessidade para tal.
Pouco antes da hora do almoço levamo-los para o quintal (exterior da instituição) brincar um pouco ao redor dos mais crescidos.
Alguns dos bebés por serem muito pequenos ainda ficaram nas espreguiçadeiras, mas os mais crescidos (dos 12 aos 16 meses) estiveram a brincar na arreia e no balancé.
Durante o período em que estivemos no quintal chegou o bebé com deficiência visual acompanhado pela sua mãe.
Quando chegou o momento de almoçarem levei-os de volta para a sala. Aqui tive mais uma vez a função de alimentar os bebés mais crescidos.
Após o almoço, as auxiliares e a educadora fizeram as mudanças das fraldas às crianças.
Estando todos prontos foram para as suas caminhas, onde estivemos a embala-los até adormecerem.
Enquanto os bebés dormiam eu e a minha colega de turma aproveitávamos para desenhar e recortar os moldes de assadeiras a pedido das nossas educadoras.
Estas assadeiras serão decoradas pelos pais com os filhos em seus lares.
Quando essa tarefa ficou concluída regressei para a sala. O que aconteceu por volta das três horas da tarde.
Na sala eu, a auxiliar e a educadora estivemos a dar o lanche a todos os bebés. Depois desta fez-se a mudança das fraldas.
Aos poucos foram chegando os pais.

E foi assim mais um dia de estágio no infantário sorrizinho!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Relatório de Estágio-28-10-2010

Uma vez que na semana passada cheguei sensivelmente meia hora atrasada ao local de estágio certifiquei-me que desta vez não iria repetir-se o mesmo, pois para além da pontualidade ser um dos elementos mais pontuados no momento da avaliação também diz muito a cerca do carácter da pessoa.
Quando cheguei ao infantário e me dirigi para a sala observei que já estavam presentes as duas auxiliares e a educadora na sala com as crianças, o que achei estranho, pois não é o habitual. Normalmente por norma está sempre uma auxiliar na sala e só depois chega a educadora e a outra auxiliar.
Também a mãe da criança com deficiência visual estava presente com o filho. Este visto que já se adaptou às crianças, ao barulho, às pessoas e á sala começou por frequentar diariamente o infantário como todas as outras crianças.
Depois de cumprimentar todas as pessoas e as crianças com um bom dia, a educadora explicou-me o porquê daquela situação. Iriam receber a visita da fisioterapeuta do menino com deficiência visual. Esta iria dar uma pequena explicação aos auxiliares e á educadora de como podem trabalhar com o menino, o que foi bastante agradável, pois aprendemos todos inclusive eu de como lidar com a situação e estimular-lhe.
De manhãzinha não desse dia mas do dia seguinte, sexta-feira a educadora esteve a fazer massa de pão com as crianças. Esta foi bastante engraçada, pois houve reacções diversas. Uns levaram á boca e comeram, outros não ligaram nenhuma e deitaram fora e outros que estranharam ao começo, mas que depois lá brincaram. Foi bastante giro!
Como nesse dia as condições climatéricas estavam péssimas as crianças não foram para o exterior brincar.
Por volta do meio-dia demos o comer a cada uma das crianças e esperamos que fizessem as suas necessidades para mudar as fraldas. Quando já estava tudo preparado foram para a cama descansar.
Da parte da tarde pelas três horas já estavam de pé preparados para o lanche.
Depois do lanche as crianças voltaram a brincar com a massa de pão feita na parte de manha até os pais chegarem.


E foi assim mais um dia de estágio!!

Relatório de Estágio-22-10-2010

Infelizmente neste mais um dia de estágio cheguei sensivelmente meia hora atrasada ao local de estágio, ou seja, às 10 horas.
Quando me dirigi para a sala pude notar que tinha regressado o bebé que andara a faltar a semana toda por motivos relacionados á doença. Contudo não estavam presentes na sala os seis bebés inscritos no infantário, faltava uma das bebés.
Também pude notar que a educadora já tivera chegado.
Da parte da manha alguns bebés estiveram a fazer a sua sesta matinal, visto que como levantam bastante cedo sentem necessidade em faze-lo.
Os mais crescidos estiveram a brincar com os diversos brinquedos existentes na sala.
Pouco antes da hora do almoço levamos os bebés para o exterior (quintal) brincar um pouco com as crianças das outras salas. Mas antes de deslocarem para o quintal a educadora esteve a fazer pequenas actividades com eles. Estas actividades consistiram em desenhos livres e digi - tintas com um dos bebés que completava um ano de vida.
No quintal as crianças estiveram bastante entretidas a brincar.
Quando chegou a hora de almoçarem levamo-los de volta para a sala.
As mais crescidas foram ao WC lavar as mãos comigo.
Durante o almoço estive a ajudar as auxiliares e a educadora a dar o comer às crianças.
Depois do almoço fez-se as mudanças das fraldas às crianças.
Seguidamente adormecemo-los.
Por volta das três horas já estavam acordados preparados para o lanche. Nesta mais uma vez tive a ajudar com os mais crescidos.
Após o lanche voltou-se a mudar as fraldas.
As crianças ficaram por breves momentos a brincar na sala e depois levamo-los para o quintal até os pais irem chegando.


E foi assim mais um dia de estágio!!

Relatório de Estágio-15-10-2010

Neste mais um dia de estágio só contamos com a presença de cinco das crianças, pois o sexto estava de cama em casa com a mãe.
De manhãzinha quando cheguei á instituição estive a ajudar a auxiliar a embalar os bebés nas espreguiçadeiras, visto que como acordam muito cedo sentem necessidade de fazer uma pequena sesta.
Poucos minutos depois da minha chegada veio a educadora que depois esteve a ajudar nos com os bebés.
Mas entretanto, em poucos instantes chegou a mãe do bebé com deficiência visual.
Antes do momento da refeição levamos os bebés inclusive os mais pequenitos para o quintal. Estes ficaram nas cadeiras, uma vez que ainda não sabem andar. Todavia apesar da “limitação” estavam bastante felizes e entretidos.
Por volta das onze e quarenta/meio-dia levamos os bebés de volta para a sala almoçar. A s duas mais crescidas foram para o WC comigo fazer a lavagem das mãos.
Quando já estava tudo preparado, os babetes colocados, as mãos lavadas começamos por dar as refeições. Depois desta fez-se as mudas das fraldas. De seguida foram todos para a cama.
Por voltas das três horas já estava tudo de pés prontinhos para o lanche. Nesta mais uma vez tive como função dar auxílio á auxiliar e a educadora.
Depois do lanche, mudaram-se as fraldas e pouco depois para o quintal até os pais chegarem.


E foi assim mais um dia de estágio!!

sábado, 9 de outubro de 2010

Nova pesquisa americana mostra que bebês nasceram para dançar




Pesquisadores descobriram que crianças entre cinco meses e dois anos respondem bem ao ritmo e ao andamento da música.


Estudo realizado na Universidade de York (UY) analisou bebês entre cinco meses e dois anos de idade, e descobriu que eles podem nascer com uma predisposição para se mover ritmicamente em resposta à música.

A pesquisa foi conduzida pelo representante do departamento de psicologia da UY, Marcel Zentner, e por Tuomas Eerola, da Universidade de Jyvaskyla, na Finlândia.

"Nossa pesquisa sugere que é mais a batida do que outras características da música, como a melodia, que produz a resposta nos bebês" , explicou Zetner. "Também descobrimos que, quanto melhor as crianças foram capazes de sincronizar seus movimentos com a música, mais elas sorriram."

Para a realização do estudo, os bebês escutaram uma variedade de estímulos de áudio, incluindo música clássica, batidas rítmicas e de expressão. Seus movimentos espontâneos foram registrados em vídeo e em tecnologia 3D de captura de movimento e depois foram comparados entre os diferentes estímulos.

Relatório de Estágio-08-10-2010

Quinta-feira e sexta-feira, mais dois dias de estágio no infantário Sorrisinho.
Como sempre entrei às 9:30 e saí às 17:00 horas, cumprindo as seis horas obrigatórias.
Uma vez que os dois dias de estágio foram muito semelhantes em termos da rotina vou partilhar a sexta-feira, visto que foi mais marcante.
Nesse dia quando dirigi-me para a sala encontrei a auxiliar com as crianças na sala acompanhados por uma mãe e seu filho. Esta mãe era a mãe do bebé com deficiência visual que a minha educadora já me teria falado.
Este bebé quando estiver adaptado às auxiliares e á educadora irá frequentar de uma forma assídua o infantário.
Da parte da manha os bebés estiveram a brincar na sala, a fazer festinhas no novo bebé, a dançar e cantar.
Alguns, claro aproveitaram para fazer a sua sesta matinal.
Perto do meio-dia começamos por dar a refeição a cada criança. Depois desta fez-se a ronda das mudanças das fraldas. De seguida foram todos para a cama, onde ajudei a adormece-los.
Por volta das três horas começaram todos a despertar para o lanche. Aqui tive novamente ao papel de dar auxílio às auxiliares.
Depois do lanche seguiu-se mais uma rodada de mudança das fraldas.
Quando já estavam todos mudados brincaram na sala, uma vez que no exterior chovia intensamente.



E foi assim mais um dia de estágio!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Relatório de Estágio-01-10-2010



Neste novo dia de estágio cheguei sensivelmente um pouco mais que dez minuto atrasado ao Sorrisinho devido a um pequeno atraso, todavia cumpri as horas todas.
Quando me dirigi para a sala certifiquei-me que faltavam dois dos bebés, um por motivo de doença e o outro por ter uma consulta médica.
Os outros estavam bastante entretidos com a auxiliar a brincar com excepção de um deles que estava a dormir na espreguiçadeira.
Pouco antes da hora do almoço levei os bebés mais crescidos para o quintal brincar com as crianças das outras salas, mas vigiando os sempre.
Quando chegou o momento de almoçar levei-as para o WC lavar as mãos e em seguida para a sala.
Na sala os mais pequenos já estavam prontos para comer nas suas cadeiras.
As mais crescidas, também sentaram-se nas suas cadeiras e colocamo-las os babetes. De seguida comecei por dar-lhas o comer.
Depois do almoço ajudei a mudar as fraldas e a adormece-los.
Por volta das três horas já estavam de pé pronto para o lanche. Aqui mais uma vez tive o papel de auxiliar com os mais crescidos.
Depois do lanche eu e a educadora estivemos a concluir um trabalho já antes iniciado por ela que consistia em os bebés mais crescidos pintarem folhas de Outono para a decoração da sala.
Quando esta ficou concluída voltei a levar as mais crescidas para o quintal brincar até os pais chegarem.



E foi assim mais um dia de estágio no infantário Sorrisinho!

Relatório de Estágio-24-09-2010

Neste segundo dia de estágio entrei às 9:30 para o infantário acompanhada mais uma vez pela minha colega de estágio.
Quando me dirigi para a sala dos “Marotos” pude observar que estava uma auxiliar na sala sentada com os bebés na manta a adormece-los nas espreguiçadeiras. Também pude observar que faltavam dois dos bebés mais crescidos.
Como não poderia deixar de ser ajudei a auxiliara a embala-los até adormecerem.
Entretanto a educadora chegou e ajudou-nos nessa pequena tarefa, adormece-los.
Com o passar do tempo alguns foram acordando aos poucos. Quando já estavam todos de pé brincaram com os brinquedos existentes na sala.
Perto do 12:00 as auxiliares e a educadora começaram a dar o almoço às crianças. Como desta vez os bebés mais crescidos faltaram não pude contribuir nessa tarefa, uma vez que para mim é complicado dar comer aos mais pequenos.
Depois desta foi a hora das mudanças de fralda, onde já pude contribuir.
Seguidamente foram todos brincar até á hora da sesta. Quando esta chegou, ajudei a coloca-los na cama e a adormece-los.
Durante a sesta dos bebés estive a fazer desenhos de folhas com a ajuda de um molde para dar as boas vindas ao Outono.
Por volta das 3:15 dirigi-me para a sala e encontrei os bebés já de pé prontos para o lanche. Aqui já pude ajudar mais do que no almoço, ou seja já consegui dar a papa a um dos bebés sem quaisquer dificuldades.
Depois do lanche voltaram a mudar as fraldas.
Após as fraldas estarem mudadas brinquei com eles na sala até os pais chegarem.



E foi assim mais um dia de estágio no infantário Sorrisinho.

Relatório de Estágio-17-09-2010

Neste regresso ao estágio como não poderia deixar de ser entrei às 9:30 para o infantário, acompanhada por uma das minhas colegas de estágio.
Quando lá cheguei pude observar as várias transformações que a instituição já tinha sofrido durante o período de férias. A meu ver ficaram bastante boas, visto que as crianças ficaram com um espaço muito mais amplo para as suas diversões.
A mudança exterior do infantário não foi o único ponto a ser alterado, pois as salas também sofreram pequenas alterações, ou seja os educadores rodaram entre eles de sala para sala.
A minha educadora a Fátima “calhou” ficar no berçário com bebés dos 10 a 16 meses o que fez com que consequentemente também ficasse.
Esta sala designa-se por sala dos “Marotos” e contém 6 bebés.
De manhãzinha quando lá cheguei encontrei uma das auxiliares na sala a embalar algum dos bebés que estavam com sono. Os outros brincavam com os brinquedos existentes na sala.
Como era o meu regresso ao estágio e haviam muitas novidades para mim tentei adaptar me e conhecer tanto os bebés como a sua rotina.
Poucos minutos depois a educadora chegou á instituição. Com a sua chegada aproveitei para ter uma conversa mais aprofundada sobre as crianças.
Quando todos os bebés terminaram a sesta pude brincar com eles até á hora de almoço.
Chegada a esse momento ajudei a dar de comer ás crianças mais crescidas que não tem tanta dificuldade em comer.
Depois do almoço as auxiliares e a educadora mudaram a fralda dos bebés para que assim pudessem dormir mais confortavelmente.
Quando todos os bebés já estavam despachados prontos a ir para a cama ajudei a embala-los.
Por volta das 3:15 já estavam de pé pronto para o lanchezinho. Durante esse momento estive ausente da sala, visto que tinha outro tipo de tarefa para cumprir.
Quando esta já estava realizada regressei á sala dos “marotos” brincar com eles até á hora da minha saída.


E foi assim o meu regresso ao estágio na instituição sorrisinho!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Rregresso ás aulas 2010/2011




Levantar cedo, conhecer novos colegas, professores, testes são palavras-chaves que tantos os alunos receiam, visto que significam o fim do Verão, o fim das férias, das diversões e de descanso. Porém para mim é um FIMALMENTE, pois é o ultimo ano e posso começar a trabalhar na minha área.
Para este novo ano lectivo desejo sorte a todos os meus colegas, uma vez que por ser a fase final vai ser bastante difícil devido á prova de apetidão prática mais conhecida pela PAP. Espero do fundo do meu coração que todos tenham sucesso nos vossos projectos.





Bom ano lectivo a todos!!!!

domingo, 4 de julho de 2010

Relatório de Estágio-02-07-2010


















Neste mais um dia de estágio voltei a entrar às 9:30 para o infantário.
Quando me dirigi para a sala pude observar que as crianças estavam bastante concentrados a visualizar um DVD.
Como as aulas de ginástica já acabaram as crianças tiveram que ir para a roda com as suas almofadas ouvir uma história que a educadora tinha para contar. Esta história era sobre os Patos, como é que crescem, onde crescem, como fazem para sair, as transformações que ocorrem neles com o passar do tempo entre muitas outras coisas.
Do meu ver esta pequena actividade correu lindamente! Eu pessoalmente adorei a história. Também gostei muito do facto das crianças participarem de uma forma activa contando histórias, experiências e outro tipo de coisas que contribuíram para perceberem melhor a história.
Depois da educadora Fátima contar a história esta pediu que os levasse para o quintal brincar um pouco antes do almoço. Aqui aproveitei para brincar a vários tipos de brincadeiras a pedido das crianças.
Quando chegou o momento do almoço pude ajudar alguns com mais dificuldades em faze-lo, o que faz me bem pois sinto de alguma forma mais útil durante aquele curto período de tempo.
Após o almoço a educadora levou as crianças para o WC, enquanto a educadora preparava as suas camas.
Quando todos já tinham feito as suas necessidades descalçaram-se e foram todos para a cama descansar. Á medida que os mais crescidos iam acordando iam se dirigindo para uma outra sala ter comigo para realizarmos actividades como pinturas e jogos didácticos.
Por volta das três horas já estavam todos de pé prontos para o lanche.
Como sempre uma das crianças fez a distribuição do comer aos amigos da sala.
No fim do lanche foram novamente ao WC e por fim ao quintal brincar.


E foi assim mais um dia de estágio!!!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Natação para Bebés
















Esta actividade é destinada para as crianças com idades entre os 6 (seis) e os 48 (quarenta e oito) meses de idade.

É uma actividade de desenvolvimento integral da criança na qual consiste em que o bebé, inicialmente, adquira comportamentos para que não exista da sua parte um receio em relação à aprendizagem, que irá ser efectuada no meio aquático.

É uma fase de sensibilização e de adaptação do bebé ao meio, com a presença de um dos pais, que irão interagir com as crianças na realização de diversas exercícios que irão privilegiar o seu desenvolvimento a vários níveis: cognitivo, afectivo e psicomotor.

sábado, 26 de junho de 2010

Relatório de Estágio-25-06-2010

Após um mês finalmente pude regressar ao estágio.
Como sempre entrei às 9:30 para o infantário.
Quando cheguei tive logo que acompanhar as crianças ao Gandûs local onde iria ocorrer diversas actividades preparadas para eles se divertirem.
Na ida para o Gandûs aproveitei para colocar a conversa em dia com eles, visto que já há muito tempo que não os via e tava com bastante saudades.
No Gandûs estivemos todos inclusive eu, as educadoras e auxiliares a andar nos carros e triciclos juntamente com as crianças o que foi bastante engraçado e divertido.
Depois de andarem nos carros os meninos de jardim-de-infância pertencentes á minha sala foram fazer slide. Neste, tivemos algumas desistências o que também é bastante compreensível, visto que era a primeira vez que estavam a faze-lo.
Por volta da hora do almoço regressamos ao infantário para as crianças almoçarem. Depois do almoço levei-os ao WC fazer as suas necessidades e lavar as mãos. De seguida descalçaram-se e foram todos dormir inclusive os mais crescidos.
Por volta das três e meia todos estavam de pé pronto para o lanche.
Pela primeira vez fui para a sala da minha colega estagiária ajudar a sua educadora que estava sozinha e precisava do meu auxílio.
Apesar de não ser a minha sala adaptei-me durante aquele momento bastante bem talvez pelo facto de já me conhecerem.
Enquanto a educadora arrumava as camas eu calçava as crianças. Depois mudei a fralda de alguns a pedido da educadora.
Quando todos já estavam calçados sentaram-se na mesa para lanchar. Após isso sentei-me no chão com alguns e brincamos com um dos jogos que me mostraram para encaixar peças geométricas. De seguida fomos todos para o quintal brincar ao soltem a parede, às escondidas e com a bola pertencente a um dos meninos da minha sala.

E foi assim mais um dia de estágio no infantário sorrisinho.

domingo, 23 de maio de 2010

Relatório de Estágio-21-05-2010
















Neste mais um dia de estágio entrei às nove e meia para o infantário na companhia da minha colega.
Quando dirigi-me para a sala fui como sempre bastante bem recebida pelas crianças. Estes tinham muitas novidades para me dar e mostrar.
Antes de as crianças dirigirem para a aula de ginástica estiveram a visualizar um DVD da “Pantera cor de Rosa” Proporcionando momentos de grandes risadas.
Pela primeira vez por motivos maiores a educadora não pode comparecer na instituição o que fez com que fosse substituída em alguns momentos por outra educadora.
Chegada a hora os mais pequenos dirigiram-se para a aula e após uns minutos os mais crescidos.
No local onde decorre a aula de ginástica as crianças estiveram a calçar as sapatinhas para que assim realizassem a aula adequadamente. Quando já estavam prontos dirigiram-se para a sala, onde aguardaram pela professora sentados no chão com as pernas á chinês.
Como é habitual a aula começou com um breve aquecimento, onde andaram, correram, saltaram, saltitaram, andaram de lado, ao pé-coxinho. Depois disseram com a cabeça que sim, que não, rodaram o bacio, os joelhos, tornozelos e pulsos. Estavam prontos assim para iniciar a aula correctamente.
A professora fez a distribuição de cada criança a um determinado grupo. Os mais crescidos mais uma vez tiveram uma aula dirigida às suas grandes capacidades.
Nesta aula houve 4 estações distintas.
A estação número 1 onde tinham que saltar de pés juntos uns obstáculos que a professora criou com pinos.
No número 2 tinham de saltar ao pé-coxinho em cada arco. Quem tinha mais dificuldade poderia saltar de pés juntos.
Já na estação 3 os mais pequenos tinham de realizar o salto de coelho abre e fecha e os mais crescidos salto de tesoura.
Por fim na estação 4 tinham de desempenhar a cambalhota e o pino troca pernas para os mais crescidos.
No fim da aula alongaram os músculos e arrumaram os materiais nos sítios correctos.
Na sala de espera estive a ajuda-los a calçarem-se.
De volta ao infantário os meninos puderam ainda brincar um pouco no quintal enquanto o almoço estava pronto. Quando esta ficou pronta puderam dirigir-se para o WC e de seguida para a sala almoçar. Nesta, mais uma vez ajudei alguns com mais dificuldades.
Depois do almoço voltaram ao WC. De seguida descalçaram-se e foram para a cama com excepção dos mais crescidos que foram para a sala realizar actividades comigo e com a minha colega de estágio. Estas actividades consistiram em pintar, cortar e colar.
Eu e a minha colega também estivemos a realizar uma actividade sobre o dia da criança a pedido da nossa coordenadora de estágio.
Por volta das três horas os mais pequenos já estavam de pé pronto para o lanche. Enquanto estes lanchavam eu e a minha colega continuava-mos na sala a acabar a actividade.
Depois do lanche foram todos para o quintal aproveitar o lindo dia de sol.

E foi assim mais um dia de estágio!!!

sábado, 15 de maio de 2010

Relatótio de Estágio 14-05-2010





Neste dia de estágio entrei como tem vindo sempre a acontecer ás 9:30.
Quando cheguei e me dirigi para a sala fui bastante bem recebida pelas crianças com abraços e beijinhos.
Antes da ginástica, como é habitual estiveram a visualizar um DVD. Desta vez a “Pipi das meias altas”. Esta foi bastante engraçada e divertida proporcionando momentos de grande gargalhada por parte das crianças, da auxiliar, da educadora e até de mim.
Também quando cheguei ao infantário fui informada que a aula de ginástica iria ser efectuada na escola, visto que a carrinha que faz o transporte teve um problema.
A professora para inovar a aula levou para a instituição trotinetas e patinetes. A reacção das crianças ao verem os materiais foi bastante satisfatória.
Chegado o momento dirigiram-se todos numa fila para o quintal realizar a aula tão esperada.
Como manda a regra iniciaram pelo aquecimento, onde andaram, correram, saltaram, saltitaram, andaram de lado e de bico de pés. Seguidamente disseram com a cabeça que sim, que não, rodaram o bacio, os joelhos, os tornozelos e pulsos. Após o aquecimento a professora fez a distribuição dos meninos para cada estação.
Os “mais pequenos” ficaram nas patinetes e os “mais crescidos” nas trotinetas. Estes iam rodando á medida que a professora ia ordenando.
No fim, a aula acabou com o tradicional alongamento. Também a professora aproveitou para parabenizar o brilhante desempenho por parte das crianças.
Como o almoço ainda estava um pouco atrasado puderam ficar um pouco no exterior a brincar.
Poucos minutos depois pude leva-los ao WC fazer a higiene para puderem assim almoçar adequadamente. Como sempre no almoço pude ajudar alguns com mais dificuldades em faze-lo.
Após o almoço foram todos novamente ao WC e de seguida descalçar com o habitual excepção dos mais crescidos que ficaram na sala a realizar actividades como pintura, recortes, jogos etc.
Por volta das três horas já os mais pequenos estavam de pé pronto para o lanche. Nesta tivemos uma das crianças a fazer a distribuição do comer aos seus amigos.
No fim do lanche marcaram a presença com a educadora. Há medida que estes acabavam de fazer a marcação iam dirigindo para o WC, onde eu lá estava para ajudá-los.
Depois da higiene foram todos para o quintal aproveitar o bom tempo.
No quintal aproveitar para jogar ao matraquilhos a pedido das crianças.

E foi assim mais um dia de estágio!!!

domingo, 9 de maio de 2010







Neste mais um dia de estágio entrei como tem vindo sempre a acontecer às 9:30.
Quando cheguei ao local de estágio e me dirigi para a sala dos “Amigos” começaram logo a gritar o meu nome e a correr na minha direcção para me darem um abraço e um beijinho. Confesso que soube muito bem, visto que é a confirmação do carinho que tem por mim.
Como acontece sempre, antes da ida para a ginástica, os meninos estiveram a visualizar um DVD da “Dora a exploradora”. Aqui pude perceber como um simples DVD pode estimular as crianças a participarem nas diferentes etapas dos enigmas para ajudar a protagonista.
Quando chegou o momento o grupo dos “mais pequenos” dirigiram-se para o local onde decorre a aula. De seguida foram as crianças mais crescidas.
No local da Ginástica as crianças estiveram a calçar as sapatilhas para que assim pudessem realizar a aula adequadamente.
Desta vez a professora já estava de regresso e pronta para voltar á sua rotina.
Mais uma vez a aula foi mista tanto com os mais “pequenos” como os mais “crescidos”.
Como tem vindo sempre a acontecer as crianças começaram com um breve aquecimento, onde andaram, saltaram, saltitaram, andaram de lado, ao pé-coxinho etc. Depois disseram com a cabeça que sim, que não, rodaram o bacio, os joelhos, tornozelos e pulsos.
Após o aquecimento a professora fez a distribuição de cada criança a um grupo, sendo que os mais “crescidos” ficaram á parte dos outros, uma vez que já tem uma grande facilidade em realizar os exercícios. Estes exercícios consistiam em:
Na estação 1- Caminhar no de lado, para cima e para baixo.
Já na estação 2- Andar aos saltos de pé-coxinho nos arcos colocados no chão. Para quem tinha dificuldades poderia saltar de pés juntos.
Na estação 3- Desempenhar o “coelho abre e fecha” com a ajuda de um banco.
Para os “mais Crescidos” as estações consistiam em:
Realizar a cambalhota para a frente com e sem as pernas afastadas e a cambalhota para trás normal e depois de pernas afastadas.
Estas cambalhotas eram desempenhadas em colchões com uma breve elevação e com o colchão totalmente plano ao chão.
Nesta aula duas meninas tiveram que ficar de castigo por não obedecerem às ordens da professora.
Para acabar a aula fizeram o alongamento e saíram da sala sem fazer barulho como os crescidos.
Fora da sala foram calcar os sapatos e vestir os casacos.
De volta ao infantário as crianças foram ao WC lavar as mãos para o almoço. Nesta mais uma vez tive como função ajudar quem tinha mais dificuldade.
No fim do almoço voltaram ao WC e de seguida descalçar para irem para a cama dormir com excepção os mais crescidos que foram para a sala habitual realizar actividades.
Estas actividades consistiram em desenhar, pintar, recortar e colar. Muitas destas actividades foram me oferecidas. Fiquei bastante feliz com o gesto deles.
Por volta das três horas os mais pequenos já estavam de pé pronto para o lanche. Aqui mais uma vez uma das crianças fez a distribuição do lanche para os amigos.
Após o lanche foram ao WC fazer as suas necessidades e lavar as mãos. De seguida foram todos para o quintal aproveitar o bom tempo.
No quintal aproveitar para brincar aos matraquilhos com os meninos.


E foi assim mais um dia de estágio!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Relatório de Estágio-30-04-2010



















Esta sexta feira entrei mais uma vez no horário estipulado pela instituição, às 9:30.
Quando cheguei dirigi-me logo para a sala dos ”Amigos” ficar na companhia das crianças. Estes estavam acompanhados por uma auxiliar a visualizar um DVD das “Tartarugas Ninjas” pertencente a uma das crianças.
Antes de dirigirmos para a aula de ginástica três dos meninos estiveram a realizar uma actividade relacionada com o dia da mãe, pois ainda não a tinham feito.
Quando chegou o momento a carrinha levou o primeiro grupo a dos “mais pequenos” para a aula da ginástica e consequentemente logo depois a dos “mais crescidos”. A acompanhar estes na carrinha foi a educadora e eu. Já no local onde decorre a aula os meninos estiveram a calçar as sapatilhas para assim realizarem a aula correctamente. Quando todos estavam prontos formaram um pequeno comboio e dirigiram-se para a sala. Desta vez o professor a realizar a aula não foi o de costume. Este foi substituído por outro colega seu.
Como ainda faltava fazer o transporte de três crianças o professor aproveitou para conversar com os presentes. Aqui aproveitaram para falar de tudo principalmente das prendas que já tinham recebido.
Alguns minutos depois a aula estava pronta a começar. Como sempre começou com o habitual aquecimento. Apesar de o professor ser diferente a aula não fugiu muito ao que as crianças estavam habituadas a ter.
No aquecimento puderam andar, correr, saltar, saltitar, andar de lado, de pé-coxinho alterando sempre cada pé. De seguida rodaram a cabeça para a frente e para trás, de lado, mexeram o bacio, os joelhos, tornozelos e mãos.
Após o aquecimento o professor fez a distribuição dos meninos em pequenos grupos pelas estações existentes. A estação 1 consistia em realizar a cambalhota para trás. Já na estação 2 tinham que desempenhar a cambalhota para a frente. Saindo da 2 iam para a 3, onde faziam o coelho coxo. Por fim na estação 4 tinham que saltar se um lado para o outro apoiando as mãos em cima de um banco.
Como algum dos meninos estavam a ter dificuldades em fazer a cambalhota para trás o professor mandou-os sentar-se no colchão para treinarem a colocação das mãos no colchão.
Os que tinham facilidade em fazer que era o caso dos “mais crescidos” iam desempenhando num outro colchão.
Para terminar a aula sentaram-se no chão e fizeram o alongamento. Antes de saírem da sala o professor perguntou se tinham alguma coisa para dizer. Nesta aproveitaram para dizer o que tinham mais gostado de fazer.
De regresso ao infantário as crianças estiveram a brincar um pouco no quintal até o almoço estar preparado.
Minutos depois foram todos para o WC lavar as mãos para o almoço. Aqui mais uma vez estive a ajudar os que tinham mais dificuldade.
Também aproveitei para ajudar a fazer a distribuição dos alimentos às crianças.
Quando todos já tinham almoçado formaram um comboio e foram novamente ao WC.
Desta vez apenas os mais pequenos foram dormir, ficando assim os mais crescidos na sala a realizar actividades como desenhos, pinturas, recortes e jogos.
Por volta das três horas as crianças já estavam de pé pronto para o lanche. Enquanto esta acontecia eu fazia embrulhos para colocar as prendas (livro de receitas) para o dia da mãe.
No fim do lanche marcaram a presença com a educadora. De seguida voltaram ao Wc lavar as mãos, fazer a higiene. Após o WC foram todos para o quintal usufruir o bom tempo.


E foi assim mais um dia de estágio!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dia do Trabalhador





Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.

Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA . No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.



Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores). No Algarve, é costume a população fazer pic-nics e são organizadas algumas festas na região.


domingo, 25 de abril de 2010

Relatório de Estágio-23-04-2010




















Esta sexta-feira consegui ser pontual e entrei ás 9:30 para o infantário o que não tinha acontecido na semana passada o que fez com que perdesse as aulas de ginástica.
Quando me dirigi para a sala os meninos vieram logo a correr gritando o meu nome dar me abraços e beijinhos.
Estavam acompanhados por uma auxiliar a visualizar um filme da “Barbie”.
Quando chegou o momento de irem para o local onde decorre as aulas de ginástica formaram um pequeno comboio da sala até á carrinha.
Primeiro como sempre foram os pequenos e só depois os mais crescidos.
No Ginásio estiveram a calçar as sapatilhas para que pudessem assim realizar a aula de uma forma correcta.
Mais uma vez a aula foi mista, ou seja com os mais pequenos e os mais crescidos com o intuito de os mais pequenos observarem o comportamento e o desempenho dos mais crescidos e tentar pelo menos imita-las.
A aula começou como sempre com um breve aquecimento, onde andaram, saltaram, correram, saltitaram, andaram de lado, ao pé-coxinho e com o calcanhar. Tudo isto para garantir a segurança dos músculos das crianças.
Depois da realização dos exercícios realizados em cima referidos disseram todos com a cabeça que sim, que não, rodaram o bacio, os joelhos, tornozelos e pulsos. Após o aquecimento a professora fez a distribuição de cada criança a um determinado grupo. Estes grupos ficaram distribuídos em quatro estações.
Na estação 1-os mais crescidos desempenhavam a cambalhota á frente com as pernas afastadas e os mais pequenos apenas a cambalhota á frente. Na estação 2- tinham que realizar o coelho coxo com a excepção dos mais crescidos que faziam o pino troca pernas.
Na estação 3- cada menino tinha de realizar o coelho abre e fecha. Por fim na estação 4- as crianças tinham de desempenhar o salto no banco colocando as mãos sobre elas e saltar para o lado oposto sem colocar os pés.
Quando todos os grupos já tinham passado pelas 4 estações existentes sentaram-se no chão a mando da professora. Esta queria escolher alguns dos meninos que ainda nunca tinha feito a cambalhota á frente com as pernas afastadas para o fazer. Do meu ver correu bastante bem.
No fim fizeram o habitual alongamento e saíram da sala sem fazer barulho como os crescidos.
Eu, a educadora, a auxiliar e a professora estivemos a ajudar os que tinham dificuldades em calçar-se e vestir-se.
No regresso ao infantário fui no carro com o motorista e quatro crianças para a escola, enquanto a educadora ia noutro carro com outro grupinho de crianças.
Quando chegamos ao infantário ainda os meninos puderam ir brincar um pouco no quintal. Nesta após vários pedidos brincamos ao macaquinho de chinês.
Quando o almoço já estava pronto fomos todos ao WC lavar as mãos para almoçar. Aqui mais uma vez estive a ajudar alguns com mais dificuldades a comer. Também pude ajudar a auxiliar a fazer a distribuição do comer a cada menino.
Depois do almoço voltaram todos ao WC. De seguida foram todos para a cama inclusive os mais crescidos.
Por volta das três horas todos já estavam de pé pronto para o lanche. Nesta dois dos meninos fizeram a distribuição do comer aos meninos.
Após o lanche foram ao WC e depois para o quintal aproveitar o bom tempo.
Quatro dos meninos ficaram na sala a pintar as mascaras que tínhamos feito na semana anterior. Estas ficaram muito bonitas.


E foi assim mais um dia de estágio!!!!

domingo, 18 de abril de 2010

Relatório de Estágio-16-04-2010

Hoje primeiro dia de estágio depois das férias da Pascoa cheguei um pouco atrasada ao infantário, o que fez com que não assistisse as aulas de Ginástica. Em contrapartida pude ficar na sala dos bebés com a minha colega estagiária a fazer massa de pão com as crianças. Esta do meu ponto de vista correu muito bem! Foi bastante agradável relembrar os meus tempos de infância que já andavam adormecidos.
Quando as crianças da minha sala começaram a regressar da ginástica dirigi-me para a sala vestir-lhe os bibes e ajudar a auxiliar a colocar a mesa. Mas antes de os vestir tive a honra de receber abraços bem quentes e apertados por parte deles. Estes abraços foram bastante bons para mim, pois é o significado de que tiveram saudades minhas e que sentiram a minha falta. Sem sombras de dúvidas que significaram muito para mim pois é a certeza de que faço falta lá.
Ao almoço tinham bastantes novidades para me dar uma delas era contar-me que estiveram na minha escola a realizar uma aula de ginástica. A conversa prolongou-se muito ate ao final do almoço. Estavam realmente entusiasmados. Quando acabaram todos de almoçar formaram uma fila e foram para o WC fazer as suas necessidades. De seguida todos descalçaram-se com a excepção dos mais crescidos que foram para a sala realizar trabalhos. Os mais pequenos foram assim dormir tranquilamente.
Na sala os mais crescidos estiveram a realizar trabalhos como recortes, colagens e pinturas. E ainda conseguiram ter um momento de descontracção para um joguinho.
Por volta das três horas já todos estavam de pé, cheios de apetite para o lanche. Mas antes desta foram novamente ao WC.
Como em todos os dias na hora do lanche um dos meninos fez a distribuição do lanche a cada menino. Enquanto estes comiam eu estive a mando da educadora a retirar todos os trabalhos relacionados com o dia do pai dos placares.
Quando todos acabaram de lanchar formaram uma fila para marcar as presenças com a educadora, enquanto esperava por eles no WC.
Depois do lanche foram todos para o quintal aproveitar o bom tempo que se fizera entretanto.
As brincadeiras foram imensas, mas o principal foi sem dúvidas jogar os matraquilhos. Depois de brincar um pouco com eles fui para a sala com as educadoras tanto minha como a da minha colega a nossa coordenadora, as auxiliares realizar uma pequena actividade relacionada com o projecto “semana da criança”. Esta foi bastante agradável e correu muitíssimo bem…

E foi assim mais um dia de estágio!!!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Seguros para Crianças


Todos sabemos que os acidentes acontecem mas quando temos crianças eles acontecem com mais frequência.

As crianças andam sempre a correr e basta uma simples distracção para alguma coisa acontecer. Há seguros baratos que protegem todas estas situações até os nossos filhos fazerem 18 anos e previnem despesas inesperadas não só relacionadas com acidentes pessoais como contra terceiros.

sábado, 3 de abril de 2010

Inacreditável mas real

Aprende a lavar os dentinhos de uma forma engraçada e correcta

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Páscoa


















ORIGEM E SIGNIFICADO DA PÁSCOA
......A origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bíblia, no livro chamado “Êxodo”. Êxodo significa saída, e é exatamente a saída dos judeus do Egito que esse livro relata.
Quando Ramsés II, rei do Egito, subiu ao trono, apavorou-se com o crescimento do povo de Israel, achando que esse crescimento colocava em risco o seu poder. Essa preocupação, deu início a uma série de ordens e obras levaram os judeus a um período de grande sofrimento.
......Conta a Bíblia que Deus, vendo o que se passava com seu povo, escolheu Moisés para tirá-los dessa situação, dando a ele os poderes necessários para o cumprimento da missão. Na semana em que o povo de Israel iniciou sua jornada para sair do Egito, Deus ordenou que só comessem só pão sem fermento e no último dia, quando finalmente estariam fora do Egito seria comemorada a primeira Páscoa, sendo esse procedimento celebrado de geração em geração.
......Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em judaico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí surgiu a palavra Páscoa.
......Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe a receita para que o povo se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas naquela época.
......A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, iluminada e regrada pelos preceitos de Deus.
......O domingo de Páscoa marca a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz.
......Hoje, o domingo de Páscoa representa uma oportunidade de fazermos uma retrospectiva em nossas vidas, e estabelecermos um ponto de recomeço, de sermos melhores, de sairmos do "Egito".

A DATA DA PÁSCOA
......A Páscoa é comemorada no domingo seguinte à primeira lua cheia da primavera, ou seja, depois de 21 de março. Por isso, a celebração ocorre sempre entre 22 de março e 24 de abril. A partir dessa data, é que fica estabelecido o período de 46 dias, conhecido como Quaresma, que vai da Quarta-Feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa.
......A celebração da Páscoa dura cerca de 50 dias. Tem início no Domingo da Ressurreição e se estende até o fim de Pentecostes, quando se relembra a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, sob a forma de línguas de fogo.

SÍMBOLOS PASCAIS
Ovos
......Os ovos guardam em si a imagem de uma nova vida, por isso foram adotados como símbolo de renovação. Costumavam ser oferecidos em muitas civilizações como presentes. No Antigo Egito e na Pérsia, por exemplo, eram pintados em tons primaveris. Na China, antes mesmo do nascimento de Cristo já se presenteava com ovos de pata pintados em cores vivas. Na Europa católica do século XVIII, ovos coloridos passaram a ser benzidos pelos cristãos e oferecidos aos fiéis.
......Na Polônia e na Ucrânia, essa tradição foi levada muito a sério. Edward I registra em 1290 a despesa de compra de milhares de ovos para serem distribuídos às pessoas de sua corte. No século XVII, o Papa Paulo V abençoou um simples ovo a ser usado na Inglaterra, Escócia e Irlanda. Na Alemanha, é antigo o costume de dar ovos de Páscoa às crianças, junto com outros presentes.
......Em partes da Europa, as tribos tinham uma forma abreviada de chamar Eostre, a deusa da Primavera, e que começou a ser usada para descrever a direção do nascente - Leste. Daí a palavra Easter. ......As primeiras cestas de Páscoa se assemelhavam aos ninhos de pássaros. Antes, as pessoas colocavam os ovos nos ninhos em honra da deusa Eostre.
......Com o passar do tempo, passaram a ser confeitados e é aí que entra o chocolate.
Chocolate
......O chocolate, que por muito tempo foi servido como bebida, viu sua indústria se desenvolver bastante na Inglaterra do século XIX. ......Foi nessa época que apareceu o ovo de chocolate. A partir daí, rapidamente se espalhou pelos mercados europeus e depois pelo mundo.
Coelho
......O coelho de Páscoa é uma atualização do antigo símbolo pascoalino, a lebre (parente do coelho), considerada sagrada para a deusa Eostre. No século XVIII, colonizadores alemães levaram para os Estados Unidos a idéia dos coelhos de Páscoa.
......Uma duquesa alemã, ao dizer que os brilhantes ovos de Páscoa tinham sido deixados pelos coelhos para as crianças, deu origem ao costume de fazer com que as crianças os encontrasse no dia de Páscoa.
Pomba
......A Pomba ou "Colomba" pascal, pão doce e enfeitado com a forma de ave, também é um símbolo cristão. A forma de pomba era usada nos antigos sacrários, onde se guardava a Eucaristia. Atualmente, passou também a ser usada no pão doce que costuma ser compartilhado, na Europa, especialmente na Itália, no café da manhã de Páscoa e da "Pasquetta" ou Pascoela, como é chamada no Brasil a segunda-feira após a Páscoa.

TRADIÇÕES
......No Canadá as crianças acreditam que o coelho da Páscoa lhes trará ovos coloridos, normalmente confeitados. Todos compram roupas novas, preparam refeições especiais e participam de celebrações religiosas.
......Na Alemanha e da Áustria os ovos verdes eram usados na Quinta-feira Santa. Os eslavos usavam decorações douradas e prateadas em seus ovos. Os armênios costumam decorar os ovos vazios com imagens de Cristo, da Virgem Maria e outras imagens religiosas.

BRUXAS
......Na Suécia, os rituais são parecidos com os nossos, inclusive o Domingo de Ramos, marcando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, recebido com ramos de palmeiras. Porém, há também uma superstição sobre as bruxas. Dizem que elas ficam mais poderosas nessa semana e voam em suas vassouras para se juntar ao demônio num lugar chamado “Blakulla”, voltando no Sábado de Aleluia. Por isso, na manhã de Páscoa, as pessoas evitam acender suas lareiras, porque as bruxas de Páscoa podem ter deixado algum feitiço sobre as chaminés. Quando o fazem, para se assegurarem de que os feitiços serão desfeitos, queimam nove tipos diferentes de árvores antigas.
......Também são comuns cruzes e outros símbolos sacros nas portas, tiros para o céu e outras práticas anti-bruxas.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O que deve exigir num INFANTÁRIO?

As Normas Reguladoras das Condições de Instalação e Funcionamento das Creches com fins Lucrativos, são muito específicas quanto aos requisitos que se devem cumprir em complemento com as disposições constantes do artigo 43º. do Decreto-Lei nº.30/89, de 24 de Janeiro.

Pelo Despacho Normativo nº 99/89, são consideradas creches os estabelecimentos que acolham crianças em número igual ou superior a cinco. A respeito do primeiro ciclo de educação infantil, e no que estabelece o referido Decreto-Lei, passamos a mencionar os aspectos que nos parecem mais importantes:

Espaço adequado. As instalações das creches devem compreender, nomeadamente, os seguintes compartimentos e espaços, de harmonia com os requisitos definidos: berçários, salas de actividades, copa de leites, cozinha, sala de refeições, instalações sanitárias, gabinetes.
A sala dos berços destina-se aos tempos de repouso, com a área mínima de 2 m2 por criança.

As salas de actividades destinam-se ao desenvolvimento de actividades lúdicas e pedagógicas e devem ter também uma área mínima de 2 m2 por criança.

As instalações das creches, deverão ter ainda um “Espaço para isolamento” destinado às crianças que adoecem subitamente no estabelecimento, como precaução de possíveis contágios, e que deverá situar-se próximo do gabinete do pessoal.

É também indispensável que possuam uma área exterior para actividades ao ar livre, que deve conter zonas de interesse para as crianças, nomeadamente relvados, areia e água. Se esta área não existir, pode ser suprida pela utilização de um recinto público situado na proximidade do estabelecimento, desde que possa ser utilizada pelas crianças com segurança.

Número de alunos. Cada aula deve contar como máximo com 8 meninos, na unidade de 0 a 1 ano; 10 na unidade de 1 a 2 anos e 15 na unidade de 2 a 3 anos; o número mínimo de unidade não deverá ser inferior a 3.
Quantas crianças por educador? Um educador de infância afecto a cada grupo de crianças a partir da aquisição da marcha e um elemento auxiliar de pessoal técnico por cada grupo de 10 crianças.
Instalações sanitárias. As instalações sanitárias devem ser constituídas por:
a) Um espaço equipado com uma bancada com tampo almofadado, arrumos para produtos de higiene, prateleiras ou gavetas para roupas de muda; base de chuveiro com o fundo a 0,4cm do chão e um chuveiro manual com misturador de água corrente quente e fria; vidoir com grelha, fluxómetro e torneira de água fria e zona de bacios e local para a sua arrumação.

b) Um compartimento com lavatórios e sanitas de tamanho infantil, na proporção de um lavatório para cada grupo de sete crianças e uma sanita para cada grupo de cinco crianças.

Menores de uma ano. Deverá existir a “copa de leites”, destinada exclusivamente à preparação de biberões e papas, que deverá estar equipada com uma bancada de trabalho, lava-loiças, frigorífico, fogão eléctrico e esterilizador de biberões.
Equipamentos. As diferentes salas deverão estar equipadas, qualitativa e quantitativamente, com material necessário à estimulação do desenvolvimento das crianças, de acordo com a sua fase evolutiva.
Alimentação. Deve ser variada, bem confeccionada e adequada qualitativa e quantitativamente à idade das crianças. As ementas devem ser afixadas semanalmente num local bem visível do estabelecimento, por forma a serem consultadas pelos pais ou responsáveis das crianças. A existência de dietas terá lugar em caso de prescrição médica.
Protecção e segurança. As instalações devem ser equipadas com um sistema eficaz e seguro de arejamento permanente e as salas das crianças devem dispor de aquecimento regulável e que não liberte gases tóxicos. Todo o sistema eléctrico deve estar protegido ou fora do alcance das crianças. O aquecimento de águas deve, de preferência, ser feito através de um sistema central de distribuição e, nos casos em que tal não seja possível, deverão ser utilizados termoacumuladores.

Relatório de Estágio-26-03-2010


Neste último dia de estágio antes das férias da Páscoa entrei às 9:30 para o infantário.
No momento em que ia entrar para a sala fui contemplada com imensos beijos e abraços o que me deixou bastante satisfeita, pois significa que gostam da minha presença.
Logo de manhãzinha como já é habitual os meninos estiveram a visualizar um DVD da “Lola e Virginia”.
Por volta das 10:00 a carrinha começou por fazer o transporte dos meninos da sala dos “Amigos” para o local onde decorre as aulas de ginástica. Esta começou por transportar os mais pequenos e só depois os mais crescidos.
Pude ficar com 4 meninos na sala até o regresso da carrinha. Quando esta chegou levei-os mais um adulto na carrinha para a aula.
Após dois dias de estágio sem observar as aulas de ginástica pude finalmente voltar á minha rotina. O regresso desta foi bastante bom, uma vez que voltei a observar a evolução das crianças.
Esta aula mais uma vez foi mista, ou seja, com os pequenos e os crescidos ao mesmo tempo.
Como em todas as aulas e esta não poderia ser excepção começou com o habitual aquecimento, onde andaram, correram, saltitaram, andaram de lado, de calcanhar entre outros. Depois cada um no seu lugar aqueceu o bacio, os tornozelos, os pulsos, os braços e por fim a cabeça. De seguida a professora fez a distribuição de cada criança numa estação.
A estação 1 que consistia nada mais nada menos que desempenhar a aranha com o auxilio de dois bancos. Estas ficaram meio separadas uma da outra para que houvesse algum grau de dificuldade. Na estação 2 tinham que desempenhar a cambalhota para a frente. Na estação 4 tinham apenas que fazer o coelho coxo. Por fim a estação 5, onde tinham de desempenhar o coelho abre e fecha.
Os meninos que já tinham maiores capacidades para desempenhar os exercícios estiveram durante toda a aula noutro tipo de estação. Estação essa que consistia em subir para cima do mini trampolim dar três pulinhos contando em voz alta com a professora e fazer o salto de coelho de pés juntos em cima do boque. Depois disso saltar para o colchão.
Outro tipo de exercício que desempenharam também com os mesmos materiais foi dar os mesmos três pulinhos sob o mini trampolim e dar uma cambalhota alguns com a ajuda da professora e saltar para o colchão. Este exercício correu lindamente para a primeira vez. Alguns destacam-se por óptimas razões.
No final da aula fizeram o habitual alongamento e saíram sem fazer barulho como gente grande.
De volta ao infantário foram todos para o quintal brincar. Nesta aproveitei para brincar com eles como nos velhos tempos. Após isto foram todos ao WC fazer as suas necessidades e a higiene para que assim pudessem almoçar. Aqui pude ajudar alguns com mais dificuldades a comerem.
Quando todos já tinham acabado de comer fizeram o comboio e foram novamente ao WC.
Depois foram todos dormir com a excepção dos mais crescidos que foram para a sala realizar uma actividade. Esta actividade consistiu em fazer a ilustração da história sobre a “Gata Borralheira” que a educadora leu.
Por volta das 15:00 já todos estavam de pé pronto para lancharem.
Antes de lancharem estive a colocar-lhes os bibes.
Um dos meninos fez a distribuição do comer a cada criança. Depois desta voltaram ao WC fazer a higiene.
Como o sol estava radioso foram todos lá para fora brincar.
Eu e a minha colega de estágio tivemos o privilégio de assistir a uma actividade tanto com os meninos da creche como os de jardim-de-infância.
Esta actividade foi sobre a Páscoa. Consistia em pintar pequenos ovos de esferovite com tintas adequadas para tal. Eu pessoalmente gostei muito. Penso que correu bastante bem e resultou avozinhos muito engraçados.


E foi assim mais um dia de estágio no infantário Sorrisinho

sexta-feira, 19 de março de 2010

Tenta adivinhar!

1- Somos vinte tres irmãs,
Pequeninas nos tamanhos.
Enchemos o mundo todo,
Em parte alguma faltamos.
Temos tanta habilidade,
Tudo sabemos fazer,
Fazemos tudo no mundo
Quanto se queira dizer.
Resposta: As letras do Alfabeto


2- Quem é quem é
Que canta
Sem ser com a garganta?
Resposta: A Cigarra e o Grilo


3- Não tenho cor nem sabor,
Cheiro também não tenho;
Nunca subo, que me canso;
Só para baixo é que venho.
Resposta: A água


4- Somos sete e todas nós
Boa harmonia formamos.
Os nossos nomes dependem
Do lugar que ocupamos.
Resposta: As notas musicais


5- Qual é a coisa
Qual é ela
Que quanto maior é
Menos se vê?
Resposta: A escuridão


6- O que é que é
Que cai em pé
E corre deitada?
Resposta: A água da chuva


7- Tenho pernas e não ando
E para poderem andar
É preciso que outras pernas
Me façam movimentar.
Resposta: As calças


8- Existe, mas não se vê
Embora permita ver,
Digam o que vem a ser.
Resposta: A electricidade


9- O que é que é
Que se cria sem comer?
Resposta: A fome


10- Nunca deixei minha casa,
Casa assim poucos a têm;
À medida que vou crescendo
A cresce também.
Resposta: O caracol e a tartaruga

Relatório de Estágio-19-03-2010















Esta sexta-feira entrei às nove e meia para o infantário.
Mais uma vez não fui para a ginástica a pedido da coordenadora e educadora da minha sala, pois tínhamos que realizar uma actividade para dar as boas vindas á Primavera. Enquanto os meninos realizavam a aula eu e a minha colega de estágio desempenhávamos a tarefa pedida. Esta consistia em desenhar várias folhas de vários tamanhos na cartolina, papel crepe entre outros materiais. Depois teríamos-mos que corta-las. Estas depois irão ser usadas para fazer as folhas das árvores que as educadoras iram construir.


E foi assim mais um dia de estágio no infantário Sorrisinho!


sábado, 13 de março de 2010

Relatório de Estágio-12-03-2010























Como não poderia ser excepção esta sexta-feira foi mais um dia de estágio no infantário Sorrisinho.
Entrei por volta das 9:25 para o infantário.
Quando cheguei dirigi-me para a sala onde fui bastante bem recebida pelas crianças com abraços e beijinhos o que me deixou bastante satisfeita.
Estes quando cheguei estavam a visualizar um DVD.
Pela primeira vez não fui para a ginástica a pedido da minha educadora, uma vez que queria que eu e a minha colega de estágio ficássemos na sala a trabalhar no projecto proposto pela nossa professora de curso “contentor de Sorrisos”. Esta tem como objectivo angariar materiais escolares, alimentos não permissíveis e brinquedos para ajudar as crianças de Maputo.
O nosso trabalho consistia em decorar uma caixa grande com papel autocolante, onde os pais podem colocar objectos levados para ajudar nesta causa. Do meu ver esta ficou bastante gira.
Quando os meninos regressaram da ginástica foram directamente fazer a higiene no WC e logo de seguida almoçar. Enquanto estes almoçavam eu e a minha colega estava-mos preparando uma outra actividade para realizar com os mais crescidos dentro do projecto.
Depois do almoço voltaram ao WC. Em seguida descalçaram-se e foram para a cama.
Por volta das três já estavam todos de pé.
Mais uma vez foram ao WC. Após esta foram todos para a sala lanchar. Mas ainda antes desta estive a vesti-los os bibes com ajuda de alguns deles.
Depois do lanche voltaram a fazer a higiene e foram todos para o quintal aproveitar o bom tempo para brincar.
Desta vez em vez de ir com eles brincar estive na sala com a minha a colega e com um pequeno grupo de cinco, seis crianças dos mais crescidos a fazer colagens num cartaz de materiais e alimentos que são necessários que os pais tragam.



E foi assim mais um dia de estágio no infantário Sorrisinho.

terça-feira, 9 de março de 2010

Relato de uma criança imigrante-Andreia Andrade

Chamo-me Andreia Andrade, sou Cabo-verdiana, tenho 9 anos e estou no quarto ano do ensino primário.
Moro com os meus três irmãos, pois os meus pais são imigrantes em Portugal á procura de melhores condições de vida e de um melhor futuro para os filhos.
Estes tinham como prioridade conseguir um visto para nós os 4. Após vários pedidos por parte deles, de assinaturas, de declarações e muito mais finalmente conseguem-no. Iríamos todos para junto deles.
Dias se passaram até tudo estar totalmente legalizado. Até que um dia tudo estava pronto para a viagem. Dia 11 de Novembro de 1999. Mas antes vou vos contar como foi a véspera desse dia. Algo que me marcou e me marcará até o último dia da minha vida.
Recordo-me de estar todas as pessoas a ajudar-nos a arrumar as coisas, a dar nos conselhos, a enviarem beijinhos p’ra este e aquele, de ver a minha avó, avô, tias, vizinhas e amigas de longas datas a chorarem desesperadamente. Foi doloroso separar e ver as pessoas de quem nos são próximas e importantes para as nossas vidas ficarem para trás… É indescritível a dor que se sente….
Mas falemos de coisas mais felizes. É dia da nossa viagem, estou bastante feliz por ir viver com os meus pais. Finalmente iríamos ser uma família de verdade…sem separações…
São por volta de dez, onze horas da noite o voo atrasou-se, mas chagamos são e salvos a PORTUGAL.
Vemos os nossos pais á nossa espera com uma felicidade imensa expressa nas suas caras.
Lembro-me que a minha mãe deu me um abraço forte e caloroso que já á muito tempo não me dava, uma vez que passava mais tempo em Portugal de que no seu próprio país. Mal me lembrava dela apenas tinha recordação da sua doce e meiga voz que falava todos os dias comigo ao telefone para saber como estava.
Depois da minha chegada vários dias se passaram até conseguir concluir a minha inscrição numa escola. Foram dias e semanas á espera… Até que um dia tudo estava preparado para a Andreia ir para a escola. Estava completamente aterrorizada recordo-me como se fosse hoje… o medo de ser rejeitada, o medo de não conhecer ninguém, o medo de como iria ser recebida, o medo de como iria me adaptar, o medo de como iria comunicar foi horrível! A minha cabeça andava às voltas, doía-me, o meu coração estava aceleradíssimo. Mas tinha que enfrentar a situação.
Não me recordo com precisão a que hora entrei para a aula, mas sei que entrei e sentei-me como todos os meninos. Estes olhavam me e eu sentia me cada vez mais intimidada.
A professora faz a minha apresentação!! Sinto me aterrorizada! Não sei como fazer, não sei como agir.. tudo era me estranho…
Passaram se uma semana desde que entrei para a escola e não tinha evoluído. Simplesmente não comunicava com ninguém..tinha medo…
A minha mãe por diversas vezes foi chamada á escola, pois a minha timidez não de deixara socializar.
Faziam de tudo para me tentar ajudar os meninos conversavam comigo, às vezes percebia-lhes às vezes não. Era uma frustração, mas lá dávamos um jeito.
A minha professora ajudava-me em tudo que pudesse e tentava integrar-me na turma.
Arranjaram me apoio educativo para que pudesse melhorar o meu português. Estava tudo a correr lindamente.
Chegou o fim do ano lectivo. A professora fala com a minha mãe que era melhor chumbar para que tivesse mais um ano para aprofundar o Português. Perdi assim um ano.
A partir daí nem tudo foi mar de rosas. Apesar de começar a dar me bem com os meus novos colegas e professores, a interagir mais quer com eles quer com outras pessoas e também a contribuir para as aulas algumas coisas começaram a correr mal.
Lembro me dos intervalos quando os meninos começavam a chamar me nomes relacionadas com a minha cor de pele e eu ficava fula da vida, porque simplesmente não conseguia perceber qual era a graça de gozarem só por ser deferente dos outros.
Comecei por achar horrível a escola, não tinha vontade de ir, no dia a seguir já sabia o que iria acontecer. Tinha medo do dia de amanha.
Até que um dia resolvi agir e usar as minhas forças para bater-lhes sempre que me insultavam. Foi a única solução garanto-vos..
E assim acabamos mais um ano.
Veio o 5º ano. Tinha mesmo uma falta de interesse pela escola enorme. Cada dia era pior que a outra. As piadas parvas que diziam e depois desatam às gargalhadas como se fosse algo de muito engraçado deixavam me louca. Quanto mais pedia para parar dava lhes ainda mais gozo para dize-las. Achavam graça chamar me “ alcatrão”, “pipoca queimada”, “Chimpanzé”, até chegarem ao nível mais baixo como” balde de me……” Confesso que são palavras que até hoje relembro com alguma mágoa sem perceber como é possível haverem pessoas tão baixas.
Mas tenho a agradecer a essas pessoas que passaram pela minha vida e me ajudaram a fortalecer e a crescer, pois ganhei muito com isso apesar de não o saberem. Só me tornaram mais forte, também amarga e insensível mas forte como uma rocha. OBRIGADO!!!
A partir do 5º ano encontrei sempre um engraçadinho que se divertia em elogiar o meu tom de pele. Até que um dia resolvi ultrapassar isso brincar também, mas não deixando ser desrespeitada.
Hoje estou no 11º ano e o máximo de que me chamam é “preta”, pois acho admissível, uma vez que é a minha cor e não tenho vergonha dela.
Hoje sou superior a essas brincadeiras e bastante feliz.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia internacional da MULHER


















PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.



O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA

Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

Relatório de Estágio-05-03-2010

Esta sexta-feira tive um pequeno imprevisto o que fez com que entrasse mais tarde para o infantário. Cheguei pelas dez horas.
Quando cheguei os últimos meninos estavam a dirigir-se para a aula de ginástica.
No local onde iria decorrer a aula estive a ajudar alguns a calçarem as sapatilhas.
Mais uma vez a aula foi mista. Ou seja com o grupo dos mais crescidos e o grupo dos mais pequenos com o objectivo destes serem estimulados pelos mais crescidos a realizarem os exercícios correctamente.
A aula como sempre começou com um breve aquecimento onde andaram, correram, saltaram, saltitaram, andaram de lado, em bico dos pés entre outros. Depois colocaram se de frente ao espelho e desempenharam exercícios como rodar o bacio, os tornozelos, os pulsos e dizer com a cabeça que sim e que não.
A seguir a professora colocou-os em cada estação tendo o cuidado de deixar sempre um mais crescido á frente que pudesse orientar os mais pequenos.
Na estação 1 tinham que desempenhar a cambalhota. Na 2 o salto de tesoura. Na estação 3 o coelho coxo e por fim na 4 o salto abre e fecha.
Após todos os grupos terem passado pelas estações a professora chamou apensas os mais crescidos para fazerem as cambalhotas para a frente normal e de pernas afastadas, para trás de pernas afastadas e o tradicional.
Depois desta fizeram o alongamento e saíram da sala sem fazer barulho como os crescidos.
Com o fim da aula voltaram de regresso ao infantário. Estes foram ao WC fazer as suas necessidades e lavar as mãos para o almoço. De seguida voltaram ao Wc e depois para a cama dormir.
Por volta das três já todos estavam em pé prontos para o lanche.
Desta vez em vez de ficar com os meninos na mesa deles a conversar fui para uma mesa realizar trabalhos a pedido da educadora para o dia da mulher e também para enfeitar a sala com a chegada da primavera com uma das minhas colegas de estágio. Confesso que gostei muito de realizar esta actividade.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Relatório de Estágio-26-02-2010

Como tem vindo sempre a acontecer sexta-feira foi mais um dia de estágio no infantário Sorrisinho.
Entrei mais uma vez na companhia de uma das minhas colegas de estágio.
Logo de manhãzinha quando cheguei pude aperceber me de que o grupo dos mais pequenos já tinha dirigido para a aula de ginástica.
Os que ficaram na sala á espera da carrinha estiveram a visualizar um DVD com várias histórias tradicionais como a “cinderela”, “a branca de neve e os sete anões”, “os três porquinhos” entre muitas outras histórias.
Quando chegou a carrinha lá foi mais um grupo para a aula, ficando assim o último grupo de sete meninos na sala comigo e com uma auxiliar.
Poucos minutos depois foi a nossa vez de ir para a aula de ginástica.
No local onde decorre a aula os meninos estiveram a calçar as sapatilhas para que assim pudessem realizar a aula adequadamente.
Esta aula iniciou-se de uma forma bastante idêntica aos outros, ou seja começou com o tradicional aquecimento dos músculos para que não haja lesões graves. Mas normalmente a professora dá a aula separadamente a cada grupo, o que não aconteceu desta vez, pois a aula foi mista com o objectivo de o grupo dos mais pequenos aprenderem através dos maiores como realizar os exercícios. A professora resolveu desta forma, uma vez que sentiu que os mais pequenos estavam com dificuldades para se relembrarem dos exercícios aprendidos o que causa algum transtorno nas aulas, daí a aula ser mista para que assim os mais velhos possam estimular os mais pequenos.
As estações consistiam em vários exercícios anteriormente aprendidos.
Na estação 1 os meninos tinham que fazer o coelho abre e fecha o que implicava ter força nas pernas para saltar. Já na estação 2 tinham que desempenhar a cambalhota levantando do colchão sem colocar as mãos nela. Na estação 3 cada menino tinha que caminhar sobre o boque, saltar para cima do cavalo caminhar e saltar empurrando as mãos para a frente ajudando assim a desempenhar um bom salto.
E por fim na estação 4 fizeram o coelho coxo.
No fim da aula alguns dos mais crescidos desempenharam no colchão a cambalhota de pernas abertas e a cambalhota para trás. Do meu ver esta correu lindamente!
Para finalizar a aula sentaram se todos em forma de roda e alongaram. Depois desta saíram todos sem fazer barulho da sala.
De seguida vestiram os casacos, calçaram se e regressamos para infantário.
No infantário os meninos estiveram a brincar no quintal comigo ao macaquinho do chinês ate puderem ir para a sala almoçar.
Antes desta ainda foram ao WC fazer as suas necessidades e lavar as mãos para o almoço. Nesta mais uma vez tive a função de ajudar aqueles que tinham mais dificuldades em faze-lo.
Depois do almoço voltaram ao WC e foram para a cama dormir.
Por volta das três já todos estavam de pé pronto para o lanche.
Desta vez devido ao mau tempo ficaram na sala a brincar nas áreas disponíveis na sala. Alguns realizaram desenhos. Já eu estive a realizar uma actividade iniciada anteriormente pela educadora com três meninos que faltaram no dia da sua realização. Estes aderirem muito bem á actividade com o material TIP TIP.


E foi assim mais um dia de estágio no infantário Sorrisinho!!!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Relatório de estágio-19-02-2010

Hoje tal como na semana passada entrei às 10:00 horas para o infantário acompanhada por uma das minhas colegas de turma e de estágio.
Quando dirigi-me para a sala pude aperceber-me que estavam bastante sossegados a visualizar um DVD da “Dora”, mas logo se levantaram para cumprimentarem me com abraços, o que deixou-me bastante satisfeita.
Também quando fui para a sala pude reparar que o grupo dos mais pequenos já tinha dirigido para a aula de ginástica.
Depois a vez dos mais crescidos que foram com uma auxiliar na próxima carrinha e eu fiquei com cinco crianças na sala até chegar a nossa vez.
Esta tarefa apesar de não ser a primeira vez que a faço posso confessar que foi um pouco difícil de manter a ordem com algumas crianças, uma vez que como ficaram os mais “rebeldes” foi difícil fazer com que eles me obedecessem. Mas como depois chegou uma adulta pode me ajudar a controlar a situação. Esta foi comigo na carrinha com as crianças para a aula de ginástica.
No local não consegui assistir á aula dos mais pequenos mais em compensação observei a aula dos mais crescidos. Estes portaram-se lindamente.
A aula começou com um breve aquecimento, onde andaram, correram, saltaram, saltitaram, andaram sobre os calcanhares entre outros. De seguida ficaram de frente para o espelho e disseram que sim com a cabeça, que não, rodaram o bacio, os joelhos, pulsos e tornozelos.
Depois a professora fez os grupos e explicou o que tinham de desempenhar em cada estação.
Na estação um tinham de fazer a cambalhota á frente, na estão dois salto de tesoura na estação três o coelho coxo ou o pino troca pernas e por fim na estacão quatro onde tinham de fazer o salto de coelho.
Para finalizar sentaram se no chão em forma de uma roda e fizeram um breve alongamento. De seguida saíram sem fazer barulho como os crescidos.
Após a aula ajudei-os a calçarem-se e a vestirem os casacos e regressamos para o infantário.
Quando chegamos levei-os ao WC fazer as suas necessidades e lavar as mãos para almoçarem higienicamente.
De seguida foram todos almoçar. Nesta tive como função ajudar alguns que tinham mais dificuldades a comerem.
Depois do almoço todos foram para a cama dormir.
Por volta das três já estavam todos de pé prontos para o lanche.
Aqui tive o papel de fazer a distribuição do comer.
Após o lanche todos foram para o quintal aproveitar o bom tempo para brincar comigo.


E foi assim mais um dia de estágio no infantário Sorrisinho!


Estações da aula: