domingo, 23 de maio de 2010

Relatório de Estágio-21-05-2010
















Neste mais um dia de estágio entrei às nove e meia para o infantário na companhia da minha colega.
Quando dirigi-me para a sala fui como sempre bastante bem recebida pelas crianças. Estes tinham muitas novidades para me dar e mostrar.
Antes de as crianças dirigirem para a aula de ginástica estiveram a visualizar um DVD da “Pantera cor de Rosa” Proporcionando momentos de grandes risadas.
Pela primeira vez por motivos maiores a educadora não pode comparecer na instituição o que fez com que fosse substituída em alguns momentos por outra educadora.
Chegada a hora os mais pequenos dirigiram-se para a aula e após uns minutos os mais crescidos.
No local onde decorre a aula de ginástica as crianças estiveram a calçar as sapatinhas para que assim realizassem a aula adequadamente. Quando já estavam prontos dirigiram-se para a sala, onde aguardaram pela professora sentados no chão com as pernas á chinês.
Como é habitual a aula começou com um breve aquecimento, onde andaram, correram, saltaram, saltitaram, andaram de lado, ao pé-coxinho. Depois disseram com a cabeça que sim, que não, rodaram o bacio, os joelhos, tornozelos e pulsos. Estavam prontos assim para iniciar a aula correctamente.
A professora fez a distribuição de cada criança a um determinado grupo. Os mais crescidos mais uma vez tiveram uma aula dirigida às suas grandes capacidades.
Nesta aula houve 4 estações distintas.
A estação número 1 onde tinham que saltar de pés juntos uns obstáculos que a professora criou com pinos.
No número 2 tinham de saltar ao pé-coxinho em cada arco. Quem tinha mais dificuldade poderia saltar de pés juntos.
Já na estação 3 os mais pequenos tinham de realizar o salto de coelho abre e fecha e os mais crescidos salto de tesoura.
Por fim na estação 4 tinham de desempenhar a cambalhota e o pino troca pernas para os mais crescidos.
No fim da aula alongaram os músculos e arrumaram os materiais nos sítios correctos.
Na sala de espera estive a ajuda-los a calçarem-se.
De volta ao infantário os meninos puderam ainda brincar um pouco no quintal enquanto o almoço estava pronto. Quando esta ficou pronta puderam dirigir-se para o WC e de seguida para a sala almoçar. Nesta, mais uma vez ajudei alguns com mais dificuldades.
Depois do almoço voltaram ao WC. De seguida descalçaram-se e foram para a cama com excepção dos mais crescidos que foram para a sala realizar actividades comigo e com a minha colega de estágio. Estas actividades consistiram em pintar, cortar e colar.
Eu e a minha colega também estivemos a realizar uma actividade sobre o dia da criança a pedido da nossa coordenadora de estágio.
Por volta das três horas os mais pequenos já estavam de pé pronto para o lanche. Enquanto estes lanchavam eu e a minha colega continuava-mos na sala a acabar a actividade.
Depois do lanche foram todos para o quintal aproveitar o lindo dia de sol.

E foi assim mais um dia de estágio!!!

1 comentários:

Fátima Campos disse...

A propósito do seu perfil... quero dizer-lhe que a Andreia que eu conheço é mesmo assim...

Parabéns pelo seu auto-retrato é uma artista