terça-feira, 4 de maio de 2010

Relatório de Estágio-30-04-2010



















Esta sexta feira entrei mais uma vez no horário estipulado pela instituição, às 9:30.
Quando cheguei dirigi-me logo para a sala dos ”Amigos” ficar na companhia das crianças. Estes estavam acompanhados por uma auxiliar a visualizar um DVD das “Tartarugas Ninjas” pertencente a uma das crianças.
Antes de dirigirmos para a aula de ginástica três dos meninos estiveram a realizar uma actividade relacionada com o dia da mãe, pois ainda não a tinham feito.
Quando chegou o momento a carrinha levou o primeiro grupo a dos “mais pequenos” para a aula da ginástica e consequentemente logo depois a dos “mais crescidos”. A acompanhar estes na carrinha foi a educadora e eu. Já no local onde decorre a aula os meninos estiveram a calçar as sapatilhas para assim realizarem a aula correctamente. Quando todos estavam prontos formaram um pequeno comboio e dirigiram-se para a sala. Desta vez o professor a realizar a aula não foi o de costume. Este foi substituído por outro colega seu.
Como ainda faltava fazer o transporte de três crianças o professor aproveitou para conversar com os presentes. Aqui aproveitaram para falar de tudo principalmente das prendas que já tinham recebido.
Alguns minutos depois a aula estava pronta a começar. Como sempre começou com o habitual aquecimento. Apesar de o professor ser diferente a aula não fugiu muito ao que as crianças estavam habituadas a ter.
No aquecimento puderam andar, correr, saltar, saltitar, andar de lado, de pé-coxinho alterando sempre cada pé. De seguida rodaram a cabeça para a frente e para trás, de lado, mexeram o bacio, os joelhos, tornozelos e mãos.
Após o aquecimento o professor fez a distribuição dos meninos em pequenos grupos pelas estações existentes. A estação 1 consistia em realizar a cambalhota para trás. Já na estação 2 tinham que desempenhar a cambalhota para a frente. Saindo da 2 iam para a 3, onde faziam o coelho coxo. Por fim na estação 4 tinham que saltar se um lado para o outro apoiando as mãos em cima de um banco.
Como algum dos meninos estavam a ter dificuldades em fazer a cambalhota para trás o professor mandou-os sentar-se no colchão para treinarem a colocação das mãos no colchão.
Os que tinham facilidade em fazer que era o caso dos “mais crescidos” iam desempenhando num outro colchão.
Para terminar a aula sentaram-se no chão e fizeram o alongamento. Antes de saírem da sala o professor perguntou se tinham alguma coisa para dizer. Nesta aproveitaram para dizer o que tinham mais gostado de fazer.
De regresso ao infantário as crianças estiveram a brincar um pouco no quintal até o almoço estar preparado.
Minutos depois foram todos para o WC lavar as mãos para o almoço. Aqui mais uma vez estive a ajudar os que tinham mais dificuldade.
Também aproveitei para ajudar a fazer a distribuição dos alimentos às crianças.
Quando todos já tinham almoçado formaram um comboio e foram novamente ao WC.
Desta vez apenas os mais pequenos foram dormir, ficando assim os mais crescidos na sala a realizar actividades como desenhos, pinturas, recortes e jogos.
Por volta das três horas as crianças já estavam de pé pronto para o lanche. Enquanto esta acontecia eu fazia embrulhos para colocar as prendas (livro de receitas) para o dia da mãe.
No fim do lanche marcaram a presença com a educadora. De seguida voltaram ao Wc lavar as mãos, fazer a higiene. Após o WC foram todos para o quintal usufruir o bom tempo.


E foi assim mais um dia de estágio!

0 comentários: