terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Vamos aprender a falar correctamente???


Qual será a forma correcta?

a)Tenho que me ir embora.
b)Tenho de me ir embora.


R:b atsopser

Ter que usa-se no sentido de “ter algo para”. Usamos esta expressão quando antes do “que” podemos subentender as palavras “algo”, “coisa” ou “coisas.

Ter de serve para exprimir “dever”, “obrigação”, “desejo” ou “necessidade” em relação a alguma coisa. Assim, tomando o exemplo inicial, “tenho de me ir embora” significa que se tem necessidade ou se é obrigado a ir embora.


Alguns exemplos:

Tenho de estudar. = sou obrigado/ tenho necessidade de estudar
Tenho que estudar. = tenho muitas coisas para estudar

Tenho que comer. = tenho alimentos para comer.
Tenho de comer. = tenho necessidade, ou devo comer.


Exercicios:

Complete com as expressões a cerca de, acerca de ou há cerca de.

a) A minha casa fica __________________ cinco minutos da escola.
b) O rapaz deu respostas correctas ____________________ todos os assuntos.
c) Ele deixou de fumar ___________________ dois meses.
d) ____________________ números, aconselho-te a leres este artigo.
e) Comecei este trabalho ______________________ de uma semana.
f) A passadeira está _______________________ cem metros da paragem.


a cerca de = perto de, aproximadamente, à volta de
acerca de = sobre, a respeito de, relativamente a, quanto a
há cerca de = existem perto de, faz aproximadamente

Exemplos:

Essa loja fica a cerca de cem metros daqui. (=aproximadamente a cem metros...)
Ele vai dar uma conferência acerca de problemas ortográficos. (= sobre)
Há cerca de dois anos que não o vejo. (=faz aproximadamente)

0 comentários: