domingo, 14 de junho de 2009

Obesidade infanto-juvenil


A obesidade,que se define como um excesso de gordura corporal,é uma doença com um impacte profundo e negativo no bem-estar e na saúde dos indivíduos.A sua ocorrência durante a idade pediatrica proporciona um elevado risco de persistência na idade adulta.
Pra avaliar se as crianças ou os adolescentes tem peso a mais é necessário calcular o índice de massa corporal(IMC = peso/estatura levado a dois)e enquadra-lo nas curvas de crescimento para a idade e o sexo.
A obesidade é sobretudo uma doença comportamental,ou seja,factores como sedentarismo e comportamento alimentar são fortemente responsáveis pelo excesso de gordura corporal.
Hoje as crianças e os adolescentes são muito sedentários,consomem com frequência bebidas açucaradas e alimentos ricos em gorduras,açucares e concentrados em calorias.A falta de informação acerca destes alimentos fortemente divulgados pelos meios de comunicação social,na sua maioria,com elevados teores de açúcar,gordura e sal,não lhes permite fazer as escolhas acertadas,o que contribui para uma ingestão calórica excessiva quando consumidos regularmente.
Sendo a obesidade uma doença cronica e de difícil tratamento,a prevenção deverá ser a estratégia principal no seu combate.
A prevenção passa pela promoção do aleitamento materno,que se deseja exclusivo ate ao quarto7sexto mês de vida.A diversificação alimentar deve-se iniciar após o quarto/quinto mês e devera respeitar a ordem de introdução dos alimentos sólidos dada pelo médico.
A família deve ser um exemplo:fisicamente activa e com bons hábitos alimentares.As crianças tem tendência para rejeitar os alimentos que lhes são benéficos,preferindo outros mais apelativos com elevados teores de açúcar e gordura.
Os pais devem ensinar os seus filhos,desde cedo,a fazer escolhas alimentares equilibradas e saudáveis,pois elas ficam bem incutidas e manter-se-ão ao longo da vida,tendo em conta que é durante a infância que as preferências alimentares se adquirem.As crianças devem ser expostas a uma variedade de alimentos saudáveis e naturais,o que as ajuda a preferir estes sabores,em oposição a paladares doces e salgados.
Sopa deve existir diariamente no inicio das refeições.Deve-se dar preferência aos alimentos cozidos,grelhados,estufados ou no vapor,em vez de dos fritos.
A bebida de eleição deve ser a água,ingerida durante e fora das refeições.Alimentos de elevada densidade energética,como refrigerantes e "Snacks",devem ser consumidas com moderação e respeitar a regra do "fim-de-semana e festas".
A vigilância do peso é essencial para que qualquer desvio possa ser corrigido atempadamente.
Estas são algumas estratégias para que crianças e adolescentes cresçam em saúde num ambiente em que o acesso a alimentos hiper-calóricos é fácil e irresistível.

0 comentários: