terça-feira, 2 de junho de 2009

Células estaminais


O que é as células estaminais?
As células estaminais são células indiferenciadas e tem por isso a capacidade de se auto-renovar e dividir indefinidamente diferenciando-se e linhagens células distintas.
Dai resulta que as células estaminais podem reparar tecidos danificados e substituir as células que vão morrendo. O exemplo mais conhecido é a substituição dos glóbulos brancos do nosso sangue. Estas células desempenham um papel crucial para a saúde e bem – estar de cada um de nós. As células estaminais podem ser usadas em transplantes par tratar doenças em que os tecidos foram perigosamente danificados.
Qual a utilidade prática do sangue do cordão umbilical?
O sangue do cordão umbilical concentra uma grande quantidade de células estaminais, pelo que as suas aplicações terapêuticas são inúmeras e o número tem vindo a crescer especialmente a nível de deficiências medulares, doenças metabólicas, imunodeficiência, hemoglobinopatias, leucemias, linfomas, etc, num total estimado de mais de 60.
Sendo uma tecnologia ainda muito recente, o 1º transplante com células estaminais do sangue do cordão umbilical criopreservadas num laboratório privado em Portugal, data de Fevereiro de 2007.A operação realizou-se com uma criança de 14 meses, cujos pais tinham guardado o sangue do seu irmão na crioestaminal.O IPO do Porto recorreu às células quando foi diagnosticada à criança uma imunodeficiência combinada severa.
Como se efectua a recolha?
Há um momento único para efectuar a recolha do sangue do cordão umbilical: o parto.
O processo de recolha é totalmente seguro e indolor para a mãe e para o recém-nascido e não envolve nenhum risco pois a recolha é efectuada quando o bebé se encontra já desligado do cordão umbilical. Quanto maior o volume de sangue recolhido maior será o numero de células estaminais que serão criopreservadas.
Quem poderá usar as células estaminais do bebé?
Se um membro da família do dador adoecer e houver possibilidade de aplicar as células estaminais, é necessário fazer um teste de compatibilidade entre o dador e o doente para analisar se existe risco de haver rejeição. A probabilidade de haver compatibilidade é maior entre irmãos, e em caso de necessidades, as células estaminais do bebé, podem ser requisitadas através de pedido escrito, efectuado pelo médico assistente, e com o consentimento dos pais.
Como obter um criokit crioestaminal?
O criokit crioestaminal pode ser adquirido na sua farmácia.
É necessário efectuar a sua aquisição com uma antecedência mínima de pelo menos um mês antes da data prevista para o parto.
O que acontece à amostra depois da recolha?
Após o parto, os pais ou um familiar, telefonam para a empresa que irá fazer o transporte, com a qual a crioestaminal estabeleceu um acordo, que irá recolher a amostra no local solicitado e transportá-la para o laboratório de criopreservação. A amostra ficará armazenada em local seguro e controlado por um período mínimo de 20 anos.

0 comentários: