domingo, 21 de junho de 2009
Projecto Quid's Guernica(visita de estudo)
No dia 17 quarta feira de junho a minha turma foi ao Seixal participar da entrega do premio Quid's Guernica acompanhados pela preofessora Margarida Costa e Rui Ermitão.
Este projecto tinha como tema os Direitos do Homen,uma iniciativa promovida pela associação de Municipios da região de Setúbal que mobiliza a comunidade educativa regional.
Nesta edição o Quid's Guernica associa-se ao 60.º aniversário da Declaração dos Direitos do Homem, aprovada a 10 de Dezembro de 1948, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Paris. Neste contexto, as crianças e adolescentes foram convidadas a criar um trabalho colectivo sobre a temática proposta, o mesmo foi avaliado por um júri que seleccionou aquele que se encaixasse melhor com o tema e que foi transposto para uma tela com as mesmas dimensoes da emblemáica pintura de Picasso(7,8mX3,5m).
Gostei muito da visita ao Seixal,visto que convive muito com os meus colegas,professores e não só,também,porque aprendi muito com este projecto ligado aos direitos dos Homens que confesso que não tinha um grande conhecimento sobre o assunto.
Fomos muito bem recebidos pelas pessoas responsaveis,ondeforam muito simpaticas em nos oferecer o lanche.
Fiquei um pouco triste,pois a minha turma não ganhou,mas o que interessa é as nossa participação.Também foi uma pena estar tanto calor nesse dia uma vez que impossibilitou um pouco em termos de usufruir do local,visto que tinha jardins lindos.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Cuidados a ter na Praia
Toda a gente sabe que os dias de calor são os melhores para ir para a praia (ou para o rio) brincar e até ganhar um bocadinho de bronzeado.
O problema é que com as brincadeiras, não reparamos nos perigos que por lá pode haver.
É claro que, se soubermos quais são esses perigos, podemos evitá-los e divertir-nos à mesma.
Lá diz o ditado: "Mais vale prevenir do que remediar". Então, vamos a isso?
O SOL
Não deves estar ao sol nas horas de maior calor (entre as 11h30 e as 16h30 - pela hora de Verão em Portugal).
A estas horas a radiação solar é mais perigosa.
Habitua-te ao sol a pouco e pouco.
Depois do Inverno o nosso corpo precisa de se voltar a habituar ao sol e ao calor, por isso, nos primeiros dias de praia, usa uma camisola de algodão, chapéu (o boné não protege as orelhas) e calção ou fato de banho. E tenta manter esta roupa seca, para não se colar ao corpo e deixar de te proteger do sol.
Usa sempre protector solar.
Os perigos de queimaduras pelo sol aumentam ou diminuem conforme o tipo de pele. Mesmo que tenhas um "bronzeado natural", não estejas ao sol sem um filtro solar de protecção adequado.
Põe o protector meia hora antes de ir para o sol.
Para fazer efeito, deves pôr o protector solar cerca de meia hora antes de ires para a praia e pôr mais regularmente (de hora a hora, cada vez que se sai do banho ou se transpirares muito).
Protege todas as partes do corpo.
Não te esqueças de proteger o peito dos pés, as costas das mãos, as orelhas, o nariz, os lábios e a área em redor dos olhos. São zonas sensíveis e também se queimam!
O filtro solar é para ser usado mesmo à sombra!
Mesmo que fiques todo o dia debaixo de um chapéu-de-sol ou de um toldo, usa na mesma o filtro solar. É que esta sombra não impede totalmente a passagem dos raios solares, e a luz reflectida na areia pode ser suficiente para provocar uma queimadura.
ALIMENTAÇÃO E BANHOS
Escolhe comidas leves.
O melhor "lanche" para levar para a praia são os legumes, frutos, água e sumos naturais, porque têm substâncias que ajudam a pele a defender-se do sol.
Por outro lado, são alimentos que facilitam a digestão. Quando o calor é muito, a digestão fica mais lenta e pode provocar indisposição.
Já agora, falemos do tempo da digestão.
Tem cuidado com as horas a que comes e aquelas a que podes ir à água.
Não te esqueças que, comendo muito ou pouco, a digestão dura sempre duas horas e meia!
Entrar na água.
Se a água estiver fria, nunca entres nela de repente! Podes até desmaiar por causa da diferença de temperaturas!
Bebe muitos líquidos.
Às vezes, com as brincadeiras até te esqueces de beber água. Mas isso pode ser muito perigoso, porque está muito calor e suas muito (mesmo que não dês por isso). É preciso beber água!
POLUIÇÃO
Deixa sempre a praia limpa.
Se não gostamos de uma praia suja, o melhor é contribuirmos para a sua limpeza.
Leva sempre um saquinho de plástico para pôr o lixo, põe-no no sítio certo e nada de enterrar coisas na areia disfarçadamente...
Não mexas no lixo.
Por vezes, não é só a água que está poluída, a areia nem sempre está limpa.
Para evitar problemas na pele ou outras doenças, não andes a brincar com o lixo que encontras na areia.
Ir à casa-de-banho.
Sempre que tiveres vontade, vai a uma casa-de-banho a sério, não "faças" nada na água ou na areia.
Em todas as praias há casas-de-banho, o melhor é ires sempre lá.
QUEM MANDA È O NADADOR-SALVADOR
Obedece sempre às ordens do nadador-salvador.
É ele que sabe tudo sobre a segurança na praia.
Respeita as bandeiras.
- Bandeira vermelha - o mar está bravo e não se deve entrar na água.
- Bandeira amarela - pode-se tomar banho, mas com muito cuidado, sem nadar e sem ir para fora de pé.
- Bandeira verde - o mar está calmo, pode-se nadar mas com cuidado, não vale a pena arriscar a vida. Quem sabe nadar não se deve afastar, deve nadar paralelamente à costa.
se não souberes nadar, nunca vás para fora de pé!
Mesmo que saibas nadar, vai à água sempre acompanhado.
Não dês mergulhos em locais que não conheces.
Pode não ser fundo que chegue e podes magoar-te muito.
Se te perderes, vai ter com o nadador-salvador.
Para nunca te perderes, marca com as pessoas com quem estás um ponto de referência.
Nós explicamos o que é: fixa qualquer coisa (que não possa mudar de sítio) que te indique onde está a tua toalha (um prédio, uma rocha grande, uma bandeira, etc.)
Avisa sempre o adulto que está contigo de que te vais afastar da zona onde estão.
SOL A MAIS?
Se te queimares, o melhor é ficares um ou dois dias sem apanhar sol até a pele acalmar.
É muito importante beber líquidos (água, leite, chá e sumos naturais) em grande quantidade, não demasiado doces e à temperatura ambiente.
Se a queimadura for grave, vai ao médico.
Há o perigo de teres ficado com uma insolação.
terça-feira, 16 de junho de 2009
As crianças e a educação musical
A música tem o dom de aproximar as pessoas.
A idade ideal para aprender um instrumento musical,é a partir dos 5anos,quando a criança começa a ser alfabetizada.
Os pais não devem impor a aprendizagem de um instrumento musical.A escolha deve partir sempre da criança,assim como a manifestação da vontade de aprender um instrumento.Certo é,no entanto,que essa aprendizagem é benéfica e que a criança que vive em contacto com a musica,se relaciona melhor com os outros.Por outro lado,ao aprender a tocar um instrumento,também ganha o hábito de saber estar sozinha,sem se sentir solitária ou carente de atenção.
Vários estudos confirmam a importância que a musica tem para o bem estar dos bebés,desde a altura em que ainda se encontram no útero materno.De facto,é difícil imaginar um mundo silencioso.Se nos concentrarmos,quase todos os sons que ouvimos são como instrumentos tocando uma melodia:uma mãe a chamar o filho ao longe,a chuva a cair,os grilos a cantar no campo,as ondas do amr a bater na praia,os pássaros a cantar...Fazer as crianças imitarem estes sons,e outros que as rodeiam,faz com que desenvolvam uma maior capacidade de observação e a inteligencia.Aliás,chamar-lhes a atenção para sonoridades corriqueiras é uma forma de as tornar mais receptivas ao ensino da música.
domingo, 14 de junho de 2009
Os Riscos dos Tóxicos(para crianças)
As crianças não têm consciência do que ingerem e do que fazem. A sua escassa e tenra idade não lhes permite compreender, se aquele ou o outro produto é tóxico e se lhes irá provocar algum mal estar.
As crianças estão habituadas a ver os adultos mexerem em todo o tipo de materiais, medicamentos e produtos, sem que os mesmos lhes provoquem quaisquer problemas. Por esse motivo, os mais novos têm tendência a irem experimentar este ou o outro produto, ingerindo-o inconscientemente. As conclusões de tal acto não são as mais favoráveis e, rapidamente as crianças são atingidas por intoxicações, muitas das vezes graves se não forem detectadas a tempo devido.
Não só na rua se deve ter atenção com as crianças. Em casa, os perigos são também abrangentes e sem os pais darem por isso, é provável que possam acontecer problemas de intoxicações. A maior parte das intoxicações em crianças, surgem devido ao consumo de produtos de limpeza do lar, seguidos por medicamentos, pesticidas e outros produtos tóxicos.
As crianças com idades compreendidas entre o um e os três anos, são as mais vulneráveis e que com mais frequência protagonizam esta situação. Porém, apenas um número inferior a 10% tem que permanecer no hospital depois de ter dado entrada e, 1% desses casos terminam em fatalidade. Estes números, ainda que não sejam muito elevados, não deviam sequer existir, o que revela que é importante fazer-se uma revisão de todas as coisas que tem em sua casa ao alcance do seu filho e que, possam constituir perigo ou mesmo risco de vida para ele.
O facto de a idade mais critica ser até aos 3 anos, revela a curiosidade e a necessidade de movimento característica desta altura. As crianças observam os mais velhos e têm tendência para fazer o mesmo, e como estão a descobrir os movimentos mais acelerados não conseguem estar quietas. Daí que corram a casa inteira, à procura daquela caixinha que a mãe ontem utilizou ou do frasco que o pai meteu à boca. Igualmente, é nesta altura que as crianças colocam tudo na boca, sem medir as consequências deste seu acto.
Os pais devem manter todos os produtos tóxicos fora do alcance dos filhos e de preferência, fechados à chave. Da mesma forma que, não devem guardar medicamentos ou produtos tóxicos em caixas destinadas a alimentos, pois aí as crianças têm ainda mais tendência para lá ir mexer. Caso detecte que o seu filho, ingeriu um produto tóxico não vá logo pela via de provocar o vómito ou de lhe dar leite, vinagre ou sumo de limão porque existem situações, em que estas medidas são totalmente contra indicadas.
A lixívia, sendo um tóxico que causa muitas intoxicações nas crianças, corroe a boca, a faringe e o esófago, originando vómitos e náuseas. Em alguns casos, chega mesmo a provocar o delírio ou o estado de coma. Se a lixívia estiver em contacto com a pele, origina o aparecimento de eczemas e lesões córneas ou conjuntivites, se chegar à zona dos olhos. A tosse seca, os espirros, lacrimejo ou o edema agudo do pulmão, são consequências evidentes que houve inalação de lixívia.
Ao detectar uma situação deste género, não deve dar em demasia leite ou qualquer outro dos produtos que anteriormete referimos, mas sim limpar de imediato a boca com uma gase embebida em água e ir dando água ou leite, em sorvos pequenos à criança, até chegar ao hospital. A água ou o leite deve ser dados para ir diluindo a lixívia, mas apenas em doses pequenas pois o seu excesso pode vir a ter consequêncais bem piores, do que o contacto com a própria lixívia. Aliás, quase todos os outros produtos tóxicos requerem esta situação e método inicial de controlo da intoxicação.
Retire tudo o que está à vista da criança, para que não corra situações deste género e mesmo que esconda os produtos, de preferência guarde-os num local fechado à chave para o acesso estar totalmente vedado às crianças. As intoxicações infantis são um problema que pode ter consequências bem amargas, por isso faça já uma limpeza lá por casa...
Obesidade infanto-juvenil
A obesidade,que se define como um excesso de gordura corporal,é uma doença com um impacte profundo e negativo no bem-estar e na saúde dos indivíduos.A sua ocorrência durante a idade pediatrica proporciona um elevado risco de persistência na idade adulta.
Pra avaliar se as crianças ou os adolescentes tem peso a mais é necessário calcular o índice de massa corporal(IMC = peso/estatura levado a dois)e enquadra-lo nas curvas de crescimento para a idade e o sexo.
A obesidade é sobretudo uma doença comportamental,ou seja,factores como sedentarismo e comportamento alimentar são fortemente responsáveis pelo excesso de gordura corporal.
Hoje as crianças e os adolescentes são muito sedentários,consomem com frequência bebidas açucaradas e alimentos ricos em gorduras,açucares e concentrados em calorias.A falta de informação acerca destes alimentos fortemente divulgados pelos meios de comunicação social,na sua maioria,com elevados teores de açúcar,gordura e sal,não lhes permite fazer as escolhas acertadas,o que contribui para uma ingestão calórica excessiva quando consumidos regularmente.
Sendo a obesidade uma doença cronica e de difícil tratamento,a prevenção deverá ser a estratégia principal no seu combate.
A prevenção passa pela promoção do aleitamento materno,que se deseja exclusivo ate ao quarto7sexto mês de vida.A diversificação alimentar deve-se iniciar após o quarto/quinto mês e devera respeitar a ordem de introdução dos alimentos sólidos dada pelo médico.
A família deve ser um exemplo:fisicamente activa e com bons hábitos alimentares.As crianças tem tendência para rejeitar os alimentos que lhes são benéficos,preferindo outros mais apelativos com elevados teores de açúcar e gordura.
Os pais devem ensinar os seus filhos,desde cedo,a fazer escolhas alimentares equilibradas e saudáveis,pois elas ficam bem incutidas e manter-se-ão ao longo da vida,tendo em conta que é durante a infância que as preferências alimentares se adquirem.As crianças devem ser expostas a uma variedade de alimentos saudáveis e naturais,o que as ajuda a preferir estes sabores,em oposição a paladares doces e salgados.
Sopa deve existir diariamente no inicio das refeições.Deve-se dar preferência aos alimentos cozidos,grelhados,estufados ou no vapor,em vez de dos fritos.
A bebida de eleição deve ser a água,ingerida durante e fora das refeições.Alimentos de elevada densidade energética,como refrigerantes e "Snacks",devem ser consumidas com moderação e respeitar a regra do "fim-de-semana e festas".
A vigilância do peso é essencial para que qualquer desvio possa ser corrigido atempadamente.
Estas são algumas estratégias para que crianças e adolescentes cresçam em saúde num ambiente em que o acesso a alimentos hiper-calóricos é fácil e irresistível.
domingo, 7 de junho de 2009
sábado, 6 de junho de 2009
Eliot
"Este vídeo vi ontem de noite no programa da Oprah. Não consegui deixar de cair umas lágrimas. São as cartas de um pai para o filho Eliot. Às 30 semanas de gestação descobriram que sofria de trissomia 18 e que haveria poucas probabilidades de viver. O Eliot nasceu, com vários problemas, mas foi-se aguentando. Cada dia era uma vitória, cada dia era uma batalha ganha, cada dia se festejava mais um dia de vida. Quando fez 99 dias Eliot morreu. No dia do seu funeral, os pais largaram 99 balões pelos dias que o filho tinha sobrevivido. Ouve uma coisa que a mãe disse e me impressionou bastante, " fico triste, depois. Agora quero aproveitar cada segundo."
A mãe do Eliot esta a duas semanas de ser mãe novamente, para eles o melhor do mundo com esta nova vida que aí vem.
São exemplos destes, que me continuam a fazer acreditar no ser humano."
Estas palavras não são minhas,mas faço delas as minhas.
Realmente soube do caso Eliot através do programa Oprha e fiquei sem sombras de duvidas muito sensibilizada com a história de Eliot e principalmente com a coragem dos seus pais.
Peço vos a todos que pesquisem mais sobre o caso Eliot,porque realmente vale muita pena!
Sites sobre Eliot
Recomendo-vos a ver estes saites sobre o Eliot,porque realmente vale a pena!
http://whttp://www.youtube.com/watch?v=th6Njr-qkq0ww.ignitermedia.com/products/iv/singles/570/99-Balloons
http://www.ninetynineballoons.com/
http://whttp://www.youtube.com/watch?v=th6Njr-qkq0ww.ignitermedia.com/products/iv/singles/570/99-Balloons
http://www.ninetynineballoons.com/
terça-feira, 2 de junho de 2009
Células estaminais
O que é as células estaminais?
As células estaminais são células indiferenciadas e tem por isso a capacidade de se auto-renovar e dividir indefinidamente diferenciando-se e linhagens células distintas.
Dai resulta que as células estaminais podem reparar tecidos danificados e substituir as células que vão morrendo. O exemplo mais conhecido é a substituição dos glóbulos brancos do nosso sangue. Estas células desempenham um papel crucial para a saúde e bem – estar de cada um de nós. As células estaminais podem ser usadas em transplantes par tratar doenças em que os tecidos foram perigosamente danificados.
Qual a utilidade prática do sangue do cordão umbilical?
O sangue do cordão umbilical concentra uma grande quantidade de células estaminais, pelo que as suas aplicações terapêuticas são inúmeras e o número tem vindo a crescer especialmente a nível de deficiências medulares, doenças metabólicas, imunodeficiência, hemoglobinopatias, leucemias, linfomas, etc, num total estimado de mais de 60.
Sendo uma tecnologia ainda muito recente, o 1º transplante com células estaminais do sangue do cordão umbilical criopreservadas num laboratório privado em Portugal, data de Fevereiro de 2007.A operação realizou-se com uma criança de 14 meses, cujos pais tinham guardado o sangue do seu irmão na crioestaminal.O IPO do Porto recorreu às células quando foi diagnosticada à criança uma imunodeficiência combinada severa.
Como se efectua a recolha?
Há um momento único para efectuar a recolha do sangue do cordão umbilical: o parto.
O processo de recolha é totalmente seguro e indolor para a mãe e para o recém-nascido e não envolve nenhum risco pois a recolha é efectuada quando o bebé se encontra já desligado do cordão umbilical. Quanto maior o volume de sangue recolhido maior será o numero de células estaminais que serão criopreservadas.
Quem poderá usar as células estaminais do bebé?
Se um membro da família do dador adoecer e houver possibilidade de aplicar as células estaminais, é necessário fazer um teste de compatibilidade entre o dador e o doente para analisar se existe risco de haver rejeição. A probabilidade de haver compatibilidade é maior entre irmãos, e em caso de necessidades, as células estaminais do bebé, podem ser requisitadas através de pedido escrito, efectuado pelo médico assistente, e com o consentimento dos pais.
Como obter um criokit crioestaminal?
O criokit crioestaminal pode ser adquirido na sua farmácia.
É necessário efectuar a sua aquisição com uma antecedência mínima de pelo menos um mês antes da data prevista para o parto.
O que acontece à amostra depois da recolha?
Após o parto, os pais ou um familiar, telefonam para a empresa que irá fazer o transporte, com a qual a crioestaminal estabeleceu um acordo, que irá recolher a amostra no local solicitado e transportá-la para o laboratório de criopreservação. A amostra ficará armazenada em local seguro e controlado por um período mínimo de 20 anos.