sábado, 17 de outubro de 2009

Relatório de estágio-16-10-2009


Hoje como todas as sextas-feiras foi mais um dia de estágio no infantário Sorrisinho.
Mais uma vez eu e as minhas colegas de turma entramos as 9:30 para dar inicio á função que nos compete.
Quando dirigi-me para a sala encontrei os meninos acompanhados pela educadora sentados nas suas respectivas almofadas em forma de uma roda com perninhas á chinês.
A educadora começou por perguntar a cada um o que normalmente contia os seus pequenos-almoços, isto porque ela iria contar a seguir uma pequena história sobre a alimentação, uma vez que hoje dezasseis de Outubro é o seu dia.
As respostas dos meninos foram muito diversas uns tinham uma alimentação mais saudáveis como cereais, leite, iogurte e frutas e outros menos saudáveis onde consumiam muito chocolate, pastilhas, salame, bolos entre outros.
A história era sobre a “Girafa Bernardina” que sempre todos os dias tomava um belo pequeno almoço para que ficasse sempre cheia de energia enquanto que os seus amigos não seguiam o seu exemplo estando eles sempre fracos e sem forças para brincar. Estes quando aperceberam-se de que o pequenos-almoços era muito importante começaram a faze-lo ficando assim todos os dias com disposição para brincar com a Girafa Bernardina.
Visto que os meninos hoje estavam muito irrequietos a comportarem-se muito mal ficaram de “castigo” a ver um filme do Ruca ate chegar o momento de irem para a aula de educação física. Já na aula comecei por observar as aulas dos mais pequenos e depois o dos mais velhos.
Houve umas pequenas diferenças entre as duas aulas, uma vez que os meninos mais crescidos têm uma maior capacidade para realizar os exercícios mais difíceis.
A aula começou com um breve aquecimento para que as crianças não sofram quaisquer tipos de lesões, logo de seguida deram inicio á realização dos exercícios, estas consistiam em saltos para aperfeiçoar a cambalhota, rastejar como os crocodilos através de um túnel e a própria cambalhota.
De volta ao infantário os meninos foram fazer a higiene e de seguida almoçar.
Depois do almoço os mais novos foram dormir enquanto os mais velhos vão para uma sala fazer recortes para construir uma roda dos alimentos.
Como ainda houve tempo a educadora contou uma história sobre “a polegarzinha”.
Gostei muito deste livro, pois apelava á concentração dos meninos, visto que sempre em todos os finais da página havia perguntas relacionadas com a parte da história contada devidamente ilustrada.
Quando os mais pequenos acordaram foram todos fazer a higiene e de seguida lanchar. Depois desta os meninos foram brincar comigo ao macaquinho do chinês, á apanhada e às escondidas para o quintal aproveitar o bom tempo.

1 comentários:

**Raquel Conceição** disse...

mudaste o teu blog por completo, sim senhora, est´+a muito girO !
kiss**
contunua assim ! ..