domingo, 23 de maio de 2010

Relatório de Estágio-21-05-2010
















Neste mais um dia de estágio entrei às nove e meia para o infantário na companhia da minha colega.
Quando dirigi-me para a sala fui como sempre bastante bem recebida pelas crianças. Estes tinham muitas novidades para me dar e mostrar.
Antes de as crianças dirigirem para a aula de ginástica estiveram a visualizar um DVD da “Pantera cor de Rosa” Proporcionando momentos de grandes risadas.
Pela primeira vez por motivos maiores a educadora não pode comparecer na instituição o que fez com que fosse substituída em alguns momentos por outra educadora.
Chegada a hora os mais pequenos dirigiram-se para a aula e após uns minutos os mais crescidos.
No local onde decorre a aula de ginástica as crianças estiveram a calçar as sapatinhas para que assim realizassem a aula adequadamente. Quando já estavam prontos dirigiram-se para a sala, onde aguardaram pela professora sentados no chão com as pernas á chinês.
Como é habitual a aula começou com um breve aquecimento, onde andaram, correram, saltaram, saltitaram, andaram de lado, ao pé-coxinho. Depois disseram com a cabeça que sim, que não, rodaram o bacio, os joelhos, tornozelos e pulsos. Estavam prontos assim para iniciar a aula correctamente.
A professora fez a distribuição de cada criança a um determinado grupo. Os mais crescidos mais uma vez tiveram uma aula dirigida às suas grandes capacidades.
Nesta aula houve 4 estações distintas.
A estação número 1 onde tinham que saltar de pés juntos uns obstáculos que a professora criou com pinos.
No número 2 tinham de saltar ao pé-coxinho em cada arco. Quem tinha mais dificuldade poderia saltar de pés juntos.
Já na estação 3 os mais pequenos tinham de realizar o salto de coelho abre e fecha e os mais crescidos salto de tesoura.
Por fim na estação 4 tinham de desempenhar a cambalhota e o pino troca pernas para os mais crescidos.
No fim da aula alongaram os músculos e arrumaram os materiais nos sítios correctos.
Na sala de espera estive a ajuda-los a calçarem-se.
De volta ao infantário os meninos puderam ainda brincar um pouco no quintal enquanto o almoço estava pronto. Quando esta ficou pronta puderam dirigir-se para o WC e de seguida para a sala almoçar. Nesta, mais uma vez ajudei alguns com mais dificuldades.
Depois do almoço voltaram ao WC. De seguida descalçaram-se e foram para a cama com excepção dos mais crescidos que foram para a sala realizar actividades comigo e com a minha colega de estágio. Estas actividades consistiram em pintar, cortar e colar.
Eu e a minha colega também estivemos a realizar uma actividade sobre o dia da criança a pedido da nossa coordenadora de estágio.
Por volta das três horas os mais pequenos já estavam de pé pronto para o lanche. Enquanto estes lanchavam eu e a minha colega continuava-mos na sala a acabar a actividade.
Depois do lanche foram todos para o quintal aproveitar o lindo dia de sol.

E foi assim mais um dia de estágio!!!

sábado, 15 de maio de 2010

Relatótio de Estágio 14-05-2010





Neste dia de estágio entrei como tem vindo sempre a acontecer ás 9:30.
Quando cheguei e me dirigi para a sala fui bastante bem recebida pelas crianças com abraços e beijinhos.
Antes da ginástica, como é habitual estiveram a visualizar um DVD. Desta vez a “Pipi das meias altas”. Esta foi bastante engraçada e divertida proporcionando momentos de grande gargalhada por parte das crianças, da auxiliar, da educadora e até de mim.
Também quando cheguei ao infantário fui informada que a aula de ginástica iria ser efectuada na escola, visto que a carrinha que faz o transporte teve um problema.
A professora para inovar a aula levou para a instituição trotinetas e patinetes. A reacção das crianças ao verem os materiais foi bastante satisfatória.
Chegado o momento dirigiram-se todos numa fila para o quintal realizar a aula tão esperada.
Como manda a regra iniciaram pelo aquecimento, onde andaram, correram, saltaram, saltitaram, andaram de lado e de bico de pés. Seguidamente disseram com a cabeça que sim, que não, rodaram o bacio, os joelhos, os tornozelos e pulsos. Após o aquecimento a professora fez a distribuição dos meninos para cada estação.
Os “mais pequenos” ficaram nas patinetes e os “mais crescidos” nas trotinetas. Estes iam rodando á medida que a professora ia ordenando.
No fim, a aula acabou com o tradicional alongamento. Também a professora aproveitou para parabenizar o brilhante desempenho por parte das crianças.
Como o almoço ainda estava um pouco atrasado puderam ficar um pouco no exterior a brincar.
Poucos minutos depois pude leva-los ao WC fazer a higiene para puderem assim almoçar adequadamente. Como sempre no almoço pude ajudar alguns com mais dificuldades em faze-lo.
Após o almoço foram todos novamente ao WC e de seguida descalçar com o habitual excepção dos mais crescidos que ficaram na sala a realizar actividades como pintura, recortes, jogos etc.
Por volta das três horas já os mais pequenos estavam de pé pronto para o lanche. Nesta tivemos uma das crianças a fazer a distribuição do comer aos seus amigos.
No fim do lanche marcaram a presença com a educadora. Há medida que estes acabavam de fazer a marcação iam dirigindo para o WC, onde eu lá estava para ajudá-los.
Depois da higiene foram todos para o quintal aproveitar o bom tempo.
No quintal aproveitar para jogar ao matraquilhos a pedido das crianças.

E foi assim mais um dia de estágio!!!

domingo, 9 de maio de 2010







Neste mais um dia de estágio entrei como tem vindo sempre a acontecer às 9:30.
Quando cheguei ao local de estágio e me dirigi para a sala dos “Amigos” começaram logo a gritar o meu nome e a correr na minha direcção para me darem um abraço e um beijinho. Confesso que soube muito bem, visto que é a confirmação do carinho que tem por mim.
Como acontece sempre, antes da ida para a ginástica, os meninos estiveram a visualizar um DVD da “Dora a exploradora”. Aqui pude perceber como um simples DVD pode estimular as crianças a participarem nas diferentes etapas dos enigmas para ajudar a protagonista.
Quando chegou o momento o grupo dos “mais pequenos” dirigiram-se para o local onde decorre a aula. De seguida foram as crianças mais crescidas.
No local da Ginástica as crianças estiveram a calçar as sapatilhas para que assim pudessem realizar a aula adequadamente.
Desta vez a professora já estava de regresso e pronta para voltar á sua rotina.
Mais uma vez a aula foi mista tanto com os mais “pequenos” como os mais “crescidos”.
Como tem vindo sempre a acontecer as crianças começaram com um breve aquecimento, onde andaram, saltaram, saltitaram, andaram de lado, ao pé-coxinho etc. Depois disseram com a cabeça que sim, que não, rodaram o bacio, os joelhos, tornozelos e pulsos.
Após o aquecimento a professora fez a distribuição de cada criança a um grupo, sendo que os mais “crescidos” ficaram á parte dos outros, uma vez que já tem uma grande facilidade em realizar os exercícios. Estes exercícios consistiam em:
Na estação 1- Caminhar no de lado, para cima e para baixo.
Já na estação 2- Andar aos saltos de pé-coxinho nos arcos colocados no chão. Para quem tinha dificuldades poderia saltar de pés juntos.
Na estação 3- Desempenhar o “coelho abre e fecha” com a ajuda de um banco.
Para os “mais Crescidos” as estações consistiam em:
Realizar a cambalhota para a frente com e sem as pernas afastadas e a cambalhota para trás normal e depois de pernas afastadas.
Estas cambalhotas eram desempenhadas em colchões com uma breve elevação e com o colchão totalmente plano ao chão.
Nesta aula duas meninas tiveram que ficar de castigo por não obedecerem às ordens da professora.
Para acabar a aula fizeram o alongamento e saíram da sala sem fazer barulho como os crescidos.
Fora da sala foram calcar os sapatos e vestir os casacos.
De volta ao infantário as crianças foram ao WC lavar as mãos para o almoço. Nesta mais uma vez tive como função ajudar quem tinha mais dificuldade.
No fim do almoço voltaram ao WC e de seguida descalçar para irem para a cama dormir com excepção os mais crescidos que foram para a sala habitual realizar actividades.
Estas actividades consistiram em desenhar, pintar, recortar e colar. Muitas destas actividades foram me oferecidas. Fiquei bastante feliz com o gesto deles.
Por volta das três horas os mais pequenos já estavam de pé pronto para o lanche. Aqui mais uma vez uma das crianças fez a distribuição do lanche para os amigos.
Após o lanche foram ao WC fazer as suas necessidades e lavar as mãos. De seguida foram todos para o quintal aproveitar o bom tempo.
No quintal aproveitar para brincar aos matraquilhos com os meninos.


E foi assim mais um dia de estágio!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Relatório de Estágio-30-04-2010



















Esta sexta feira entrei mais uma vez no horário estipulado pela instituição, às 9:30.
Quando cheguei dirigi-me logo para a sala dos ”Amigos” ficar na companhia das crianças. Estes estavam acompanhados por uma auxiliar a visualizar um DVD das “Tartarugas Ninjas” pertencente a uma das crianças.
Antes de dirigirmos para a aula de ginástica três dos meninos estiveram a realizar uma actividade relacionada com o dia da mãe, pois ainda não a tinham feito.
Quando chegou o momento a carrinha levou o primeiro grupo a dos “mais pequenos” para a aula da ginástica e consequentemente logo depois a dos “mais crescidos”. A acompanhar estes na carrinha foi a educadora e eu. Já no local onde decorre a aula os meninos estiveram a calçar as sapatilhas para assim realizarem a aula correctamente. Quando todos estavam prontos formaram um pequeno comboio e dirigiram-se para a sala. Desta vez o professor a realizar a aula não foi o de costume. Este foi substituído por outro colega seu.
Como ainda faltava fazer o transporte de três crianças o professor aproveitou para conversar com os presentes. Aqui aproveitaram para falar de tudo principalmente das prendas que já tinham recebido.
Alguns minutos depois a aula estava pronta a começar. Como sempre começou com o habitual aquecimento. Apesar de o professor ser diferente a aula não fugiu muito ao que as crianças estavam habituadas a ter.
No aquecimento puderam andar, correr, saltar, saltitar, andar de lado, de pé-coxinho alterando sempre cada pé. De seguida rodaram a cabeça para a frente e para trás, de lado, mexeram o bacio, os joelhos, tornozelos e mãos.
Após o aquecimento o professor fez a distribuição dos meninos em pequenos grupos pelas estações existentes. A estação 1 consistia em realizar a cambalhota para trás. Já na estação 2 tinham que desempenhar a cambalhota para a frente. Saindo da 2 iam para a 3, onde faziam o coelho coxo. Por fim na estação 4 tinham que saltar se um lado para o outro apoiando as mãos em cima de um banco.
Como algum dos meninos estavam a ter dificuldades em fazer a cambalhota para trás o professor mandou-os sentar-se no colchão para treinarem a colocação das mãos no colchão.
Os que tinham facilidade em fazer que era o caso dos “mais crescidos” iam desempenhando num outro colchão.
Para terminar a aula sentaram-se no chão e fizeram o alongamento. Antes de saírem da sala o professor perguntou se tinham alguma coisa para dizer. Nesta aproveitaram para dizer o que tinham mais gostado de fazer.
De regresso ao infantário as crianças estiveram a brincar um pouco no quintal até o almoço estar preparado.
Minutos depois foram todos para o WC lavar as mãos para o almoço. Aqui mais uma vez estive a ajudar os que tinham mais dificuldade.
Também aproveitei para ajudar a fazer a distribuição dos alimentos às crianças.
Quando todos já tinham almoçado formaram um comboio e foram novamente ao WC.
Desta vez apenas os mais pequenos foram dormir, ficando assim os mais crescidos na sala a realizar actividades como desenhos, pinturas, recortes e jogos.
Por volta das três horas as crianças já estavam de pé pronto para o lanche. Enquanto esta acontecia eu fazia embrulhos para colocar as prendas (livro de receitas) para o dia da mãe.
No fim do lanche marcaram a presença com a educadora. De seguida voltaram ao Wc lavar as mãos, fazer a higiene. Após o WC foram todos para o quintal usufruir o bom tempo.


E foi assim mais um dia de estágio!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dia do Trabalhador





Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.

Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA . No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.



Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores). No Algarve, é costume a população fazer pic-nics e são organizadas algumas festas na região.