quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ser prematuro em Portugal


Partindo do principio que a duração normal de uma gravidez é de 37 a 42 semanas, considera-se prematuro ou pré-termo todo o bebé cujo nascimento ocorra antes das 37 semanas de gestação.
O bebé prematuro nasce com uma "imaturidade" dos seus orgãos e sistemas (respiração, controlo da temperatura, digestão, metabolismo, etc.) o que o torna mais vulnerável ás doenças e mais sensivel aos agentes externos (luz, ruido, etc.).
Estes bebés merecem uma atenção especial e adequada ás suas necessidades, já que embora seja uma "versão pequena" de um bebé de termo o seu processo de amadurecimento biológico ainda não está concluído, e, consoante a idade gestacional em que ocorre o nascimento, vai crescer num local diferente do útero materno; um local com sons, luzes intensas e estímulos sensoriais.

Segundo a idade gestacional, o prematuro pode classificar-se em:

Prematuro Limite: Aquele que nasce entre as 37 e 38 semanas, regra geral sem grandes complicações.

Prematuro Moderado:
Aquele que nasce entre as 31 e 36 semanas.
Prematuro Extremo: Aquele que nasce entre as 24 e 30 semanas, os quais se encontram no limite da viabilidade, sobretudo os que têm menos de 27 semanas.

Aspectos físicos de um recém-nascido prematuro:


- Pele fina, brilhante e rosada, podendo em alguns casos ver-se claramente as veias como uma rede.


- Pele por vezes coberta de penugem fina (lanugo) e pouco cabelo.


- Cabeça grande e desproporcional em relação ao resto do corpo.


- Orelhas finas e moles.


- Músculos fracos e actividade física reduzida (ao contrário de um lactente de termo, um lactente prematuro tende a não elevar os membros superiores e inferiores).


- Reflexos de sucção e deglutição fracos ou inexistentes.


- Respiração irregular.


- Nas meninas os genitais têm um aspecto algo estranho porque os grandes lábios não cobrem os pequenos lábios.


- Nos meninos é provável que os testículos não tenham ainda descido para o escroto.


Estima-se que cerca de 11% dos bebés nascem antes do tempo, mas os avanços médicos nesta área têm sido enormes e actualmente as crianças que nascem antes das 28 semanas têm uma sobrevivência de 70%, e dos que nascem antes das 30 semanas, 80% não têm problemas de desenvolvimento.


Em 2005 nasceram em Portugal 109 399 nados vivos, dos quais 7 260 (6,6%) foram prematuros (idade gestacional abaixo das 37 semanas), 8 200 (7,5%) nasceram com baixo peso (peso ao nascer inferior a 2500 g, independentemente da idade gestacional) e cerca de 1 003 (1%) nasceram com muito baixo peso (peso ao nascer inferior a 1500 g). (Estatísticas demográficas, INE 2007)



0 comentários: