quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Alguns direitos das crianças

· ARTIGO 2ºTens todos esses direitos seja qual for a tua raça, sexo, língua ou religião. Não importa o país onde nasceste, se tens alguma deficiência, se és rico ou pobre.

· ARTIGO 7ºTens direito a um nome e a ser registado, quer dizer, o teu nome, o dos teus pais e a data em que nasceste devem ser registados. Tens direito a uma nacionalidade e o direito de conheceres e seres educado pelos teus pais.

· ARTIGO 8ºDeves manter a tua identidade própria, ou seja, não te podem mudar o nome, a nacionalidade e as tuas relações com a família e menos que seja melhor para ti. Mesmo assim, deves poder manter as tuas próprias ideias.

ARTIGO 9ºNão deves ser separado dos teus pais, excepto se for para teu próprio bem, como por exemplo, no caso dos teus pais te maltratarem ou não cuidarem de ti. Se decidirem separar-se, tens de ficar a viver com um deles, mas tens o direito de contactar facilmente com os dois.

· ARTIGO 14ºTens direito à liberdade de pensamento e a praticar a religião que quiseres. Os teus pais devem ajudar-te a compreender o que está certo e o que está errado.

· ARTIGO 18ºOs teus pais devem educar-te, procurando fazer o que é melhor para ti.

ARTIGO 19ºNinguém deve exercer sobre ti qualquer espécie de maus tratos. Os adultos devem proteger-te contra abusos, violência e negligência. Mesmo os teus pais não têm o direito de te maltratar.

3 comentários:

Nábila disse...

Minha companheira , espero que consegas alcançar os teus objectivos neste curso...
E que no futuro sejas uma profissional qualificada, juntas vamos atingir bons resultados, com muita dedicação e trabalho..

Estou aqui para tudo! e tu sabes disso


Muito sucesso para 2! Adoro te

Fábio Machuqueiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fábio Machuqueiro disse...

Andréia... A minha parceira de mesa... Não há igual miúda... Eu acho que se não existisses tinhas de ser inventada pá...O blog está bem estruturado. Está um pouco desactualizado mas também percebe-se porque quem não tem acesso à Internet a partir de casa às vezes é mais dificil. São muitos trabalhos para fazer. Mas tenho a certeza que ao apanhares o ritmo fazes isto num abrir e fechar de olhos. Inteligencia não te falta. És uma grande amiga, extrovertida, brincalhona e muito alegre...transmites isso à turma e isso é muito bom... Espero que continues a ser como és e não mudes por nada.
Bjs do unico amigo da turma... porque o resto é só amigas

PS: 2 coisas: 1º desculpa lá as piadas secas mas fazem parte de mim, vais ter de levar com elas
2º O lugar junto à parede é meu e vai aprovetando enquanto estou debilitado porque depois nem lhe tocas XD