sábado, 27 de novembro de 2010

Relatório de Estágio-25-11-2010/26-11-2010

Neste mais dois dias de estágio dei entrada no infantário às 9:30.
Logo de manhãzinha eu e a auxiliar estivemos a cantar diversas músicas infantis com as crianças, o que foi bastante engraçado, pois algumas delas já o sabem cantar.
Minutos depois após a chegada da educadora Fátinha realizamos uma pequena actividade com as crianças. Esta actividade consistiu em desenhos simples com lápis de cor de muitas cores.
Devido às más condições climatéricas não foi possível os bebés irem para o exterior, o que acontece sempre antes da hora do almoço. Quando chegou o momento desta, pude contribuir nessa pequena tarefa auxiliando a educadora e as auxiliares a alimentarem as crianças.
Depois do almoço seguiu-se a mudança das fraldas. De seguida foram todos para as suas caminhas fazer oh oh.
Tal como aconteceu na semana passada nestes dois dias de estágio também estive na sala dos “ Marotos” durante a sesta com o intuito de ajudar a auxiliar com as crianças caso ela assim o necessitasse.
Pouco antes das três horas e meia da tarde as crianças já estavam de pé prontinho para o lanche, onde mais uma vez tive como função ajudar.
Depois do lanche fez-se novamente a mudança das fraldas. Após isso ficaram todos na sala a brincar ate os pais chegarem.

domingo, 21 de novembro de 2010

Relatório de Estágio-18-11-2010/19-11-2010

Nesta quinta feira cheguei um pouco atrasada á instituição, contudo cumpri as seis horas estipuladas de estágio.
Já na sexta-feira cheguei exactamente na hora certa às 9:30.
Durante a manhãzinha estive na sala com as crianças e a auxiliar.
Pouco tempo da minha chegada chegou a educadora.
Normalmente um pouco antes da hora do almoço as crianças dirigem-se para o exterior socializar um pouco com as crianças das outras salas, mas desta vez isto não foi possível devido às más condições climatéricas, ficando assim todos na sala.
Chegado o momento do almoço colocamo-los os babetes e demo-los os almoços.
Depois do almoço fez-se as mudanças das fraldas. De seguida foram todos para a cama.
Neste dia de estágio pude viver uma experiencia nova, pois pela primeira vez estive na sala durante a sesta a pedido da minha educadora.
Pouco antes das três e meia as crianças foram acordando. Quando já estava tudo de pé sentamo-los e colocamo-los os babetes para lancharem.
Aqui mais uma vez não estive a ajudar, uma vez que estive a auxiliar com a criança com deficiência visual.
Depois do lanche voltou-se a fazer as mudanças das fraldas.
Passados alguns minutos os pais foram chegando e levando as crianças para casa.



E foi assim mais um dia de estágio.

domingo, 14 de novembro de 2010

Coisa de Criança - Vitor & Vitória

Relatório de Estágio-11-11-2010/12-11-2010

Para este novo dia de estágio tive o cuidado de não chegar atrasada ao local de estágio. Por volta das 9:25 já tinha dado entrada na instituição acompanhada por uma das minhas colegas de estágio.
Durante o período da manha estive na sala com a auxiliar e as crianças. Estas estiveram a brincar o tempo todo, com a excepção de uma delas que esteve a fazer a sua sesta matinal.
Ainda no período da manha depois da chegada da educadora, veio a mãe do bebé com deficiência visual acompanhada pela terapeuta da fala e suas auxiliares. O objectivo era conhecerem a rotina do bebé, como se comportava durante o período no infantário, o que era possível melhorar entre outras coisas.
Antes da hora do almoço levei as mais crescidas para o exterior brincar um pouco na companhia dos outros meninos das outras salas.
Quando finalmente chegou a hora do almoço levei-as para a sala, mas antes levei-as ao WC lavar as mãozinhas.
Durante o almoço ajudei a dar de comer a algumas crianças. Depois desta fez-se as mudanças das fraldas.
Após isto foram todos para as suas caminhas, onde estivemos a adormece-los.
Por volta das três horas e meia dirigi-me para a sala para ajudar a dar os lanches. Embora não tenha sido necessário, pois estive com o bebé com deficiência visual no colo para na chorar a pedido da auxiliar. Depois do lanche mudaram-se novamente as fraldas.
Depois desta ficaram na sala a brincar.
Entretanto alguns pais iam chegando.
Perto das cinco horas foram para o exterior até os pais chegarem.




E foi assim mais um dia de estágio!

domingo, 7 de novembro de 2010

Relatório de Estágio-04-11-2010



Neste mais um dia de estágio cheguei por volta das 9:25 á instituição.
No momento em que entrei na sala e cumprimentei a auxiliar observei que esta tinha um bebé no seu colo, bebé este que não conhecera. Era o novo membro da sala.
De manhãzinha estive a ajudar a auxiliar a embalar alguns dos bebés nas espreguiçadeiras, pois como são aqueles que acordam mais cedo sentem necessidade para tal.
Pouco antes da hora do almoço levamo-los para o quintal (exterior da instituição) brincar um pouco ao redor dos mais crescidos.
Alguns dos bebés por serem muito pequenos ainda ficaram nas espreguiçadeiras, mas os mais crescidos (dos 12 aos 16 meses) estiveram a brincar na arreia e no balancé.
Durante o período em que estivemos no quintal chegou o bebé com deficiência visual acompanhado pela sua mãe.
Quando chegou o momento de almoçarem levei-os de volta para a sala. Aqui tive mais uma vez a função de alimentar os bebés mais crescidos.
Após o almoço, as auxiliares e a educadora fizeram as mudanças das fraldas às crianças.
Estando todos prontos foram para as suas caminhas, onde estivemos a embala-los até adormecerem.
Enquanto os bebés dormiam eu e a minha colega de turma aproveitávamos para desenhar e recortar os moldes de assadeiras a pedido das nossas educadoras.
Estas assadeiras serão decoradas pelos pais com os filhos em seus lares.
Quando essa tarefa ficou concluída regressei para a sala. O que aconteceu por volta das três horas da tarde.
Na sala eu, a auxiliar e a educadora estivemos a dar o lanche a todos os bebés. Depois desta fez-se a mudança das fraldas.
Aos poucos foram chegando os pais.

E foi assim mais um dia de estágio no infantário sorrizinho!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Relatório de Estágio-28-10-2010

Uma vez que na semana passada cheguei sensivelmente meia hora atrasada ao local de estágio certifiquei-me que desta vez não iria repetir-se o mesmo, pois para além da pontualidade ser um dos elementos mais pontuados no momento da avaliação também diz muito a cerca do carácter da pessoa.
Quando cheguei ao infantário e me dirigi para a sala observei que já estavam presentes as duas auxiliares e a educadora na sala com as crianças, o que achei estranho, pois não é o habitual. Normalmente por norma está sempre uma auxiliar na sala e só depois chega a educadora e a outra auxiliar.
Também a mãe da criança com deficiência visual estava presente com o filho. Este visto que já se adaptou às crianças, ao barulho, às pessoas e á sala começou por frequentar diariamente o infantário como todas as outras crianças.
Depois de cumprimentar todas as pessoas e as crianças com um bom dia, a educadora explicou-me o porquê daquela situação. Iriam receber a visita da fisioterapeuta do menino com deficiência visual. Esta iria dar uma pequena explicação aos auxiliares e á educadora de como podem trabalhar com o menino, o que foi bastante agradável, pois aprendemos todos inclusive eu de como lidar com a situação e estimular-lhe.
De manhãzinha não desse dia mas do dia seguinte, sexta-feira a educadora esteve a fazer massa de pão com as crianças. Esta foi bastante engraçada, pois houve reacções diversas. Uns levaram á boca e comeram, outros não ligaram nenhuma e deitaram fora e outros que estranharam ao começo, mas que depois lá brincaram. Foi bastante giro!
Como nesse dia as condições climatéricas estavam péssimas as crianças não foram para o exterior brincar.
Por volta do meio-dia demos o comer a cada uma das crianças e esperamos que fizessem as suas necessidades para mudar as fraldas. Quando já estava tudo preparado foram para a cama descansar.
Da parte da tarde pelas três horas já estavam de pé preparados para o lanche.
Depois do lanche as crianças voltaram a brincar com a massa de pão feita na parte de manha até os pais chegarem.


E foi assim mais um dia de estágio!!

Relatório de Estágio-22-10-2010

Infelizmente neste mais um dia de estágio cheguei sensivelmente meia hora atrasada ao local de estágio, ou seja, às 10 horas.
Quando me dirigi para a sala pude notar que tinha regressado o bebé que andara a faltar a semana toda por motivos relacionados á doença. Contudo não estavam presentes na sala os seis bebés inscritos no infantário, faltava uma das bebés.
Também pude notar que a educadora já tivera chegado.
Da parte da manha alguns bebés estiveram a fazer a sua sesta matinal, visto que como levantam bastante cedo sentem necessidade em faze-lo.
Os mais crescidos estiveram a brincar com os diversos brinquedos existentes na sala.
Pouco antes da hora do almoço levamos os bebés para o exterior (quintal) brincar um pouco com as crianças das outras salas. Mas antes de deslocarem para o quintal a educadora esteve a fazer pequenas actividades com eles. Estas actividades consistiram em desenhos livres e digi - tintas com um dos bebés que completava um ano de vida.
No quintal as crianças estiveram bastante entretidas a brincar.
Quando chegou a hora de almoçarem levamo-los de volta para a sala.
As mais crescidas foram ao WC lavar as mãos comigo.
Durante o almoço estive a ajudar as auxiliares e a educadora a dar o comer às crianças.
Depois do almoço fez-se as mudanças das fraldas às crianças.
Seguidamente adormecemo-los.
Por volta das três horas já estavam acordados preparados para o lanche. Nesta mais uma vez tive a ajudar com os mais crescidos.
Após o lanche voltou-se a mudar as fraldas.
As crianças ficaram por breves momentos a brincar na sala e depois levamo-los para o quintal até os pais irem chegando.


E foi assim mais um dia de estágio!!

Relatório de Estágio-15-10-2010

Neste mais um dia de estágio só contamos com a presença de cinco das crianças, pois o sexto estava de cama em casa com a mãe.
De manhãzinha quando cheguei á instituição estive a ajudar a auxiliar a embalar os bebés nas espreguiçadeiras, visto que como acordam muito cedo sentem necessidade de fazer uma pequena sesta.
Poucos minutos depois da minha chegada veio a educadora que depois esteve a ajudar nos com os bebés.
Mas entretanto, em poucos instantes chegou a mãe do bebé com deficiência visual.
Antes do momento da refeição levamos os bebés inclusive os mais pequenitos para o quintal. Estes ficaram nas cadeiras, uma vez que ainda não sabem andar. Todavia apesar da “limitação” estavam bastante felizes e entretidos.
Por volta das onze e quarenta/meio-dia levamos os bebés de volta para a sala almoçar. A s duas mais crescidas foram para o WC comigo fazer a lavagem das mãos.
Quando já estava tudo preparado, os babetes colocados, as mãos lavadas começamos por dar as refeições. Depois desta fez-se as mudas das fraldas. De seguida foram todos para a cama.
Por voltas das três horas já estava tudo de pés prontinhos para o lanche. Nesta mais uma vez tive como função dar auxílio á auxiliar e a educadora.
Depois do lanche, mudaram-se as fraldas e pouco depois para o quintal até os pais chegarem.


E foi assim mais um dia de estágio!!